Estudar para uma prova é diferente de estudar para a vida, e é nesse ponto que começamos a diferenciar conhecimento em inglês de aquisição na língua inglesa.

Conhecimento x aquisição

“As emoções não estão separadas do processo mental”

Vigotski

Conhecimento e aquisição podem ocorrer simultaneamente, mas a aprendizagem não gera aquisição. É um processo que ocorre a nível do subconsciente, funcionando por força de necessidade de comunicação enquanto impulso vital, uma função que o cérebro não pode evitar de cumprir ao ser exposto a inputs auditivos em língua inglesa. Ou seja, as condições ideias para que ocorra aquisição são diminuir barreiras psicológicas como ansiedade, preocupação, falta de confiança. Desta forma, o aluno motivado, autoconfiante e relaxado recebe e busca por cada vez mais input. Tanto em segunda língua, como em língua materna, aquisição é mais importante que aprendizagem.

Já sabendo que os fatores psicológicos afetam a maneira como você aprende, agora podemos falar como o autoconhecimento te ajuda nesse processo:

– Auto- consciência – habilidade de ler seu próprio sentimento e com isso evitar comportamentos negativos e autodestrutivos;

– Auto- gerenciamento – auto controle em situações externas estressantes e conflitantes;

– Consciência social – empatia pelos outros e consciência de que todos nós viemos de educações e crenças diferentes;

– Habilidades de relacionamento – capacidade de manter relacionamentos com pessoas de culturas diferentes, de ouvir e se comunicar claramente;

– E tomada de decisões responsáveis (problem solving) – analisar problemas de forma clara para tomada de decisões dentro de sala de aula.

Sendo assim, o aprendizado ocorre utilizando-se de diferentes técnicas dentro da abordagem comunicativa com o intuito de ajudar o aluno a buscar por mais input cada vez mais, veja alguns exemplos:

  • Task Based Learning – processo de aprendizado onde o é dada ao aluno uma tarefa
  • Learn by association – onde o aluno aprende por associação
  • Concept Checking Question (CCQ) – checagem com os alunos se eles entenderam o material
  •  Incidental learning (aprendizado acidental) – quando o aluno vê o vocabulário novo por exemplo fruits (frutas) e tem material do tempo verbal Past Simple (Pretérito Perfeito) mas o objetivo não é praticar o Past Simple e sim o vocabulário de frutas e por acaso ele aprende um novo tempo verbal
  • Exposição suficiente a input compreensível, contendo i + 1, isto é, estruturas um grau de dificuldade além do nível atual;
  • Foco no ensino prático e realista do idioma, trabalhando em pequenas tarefas em dupla ou pequenos grupos

Na Ruby Academy trabalhamos a autoconfiança desde a primeira aula, e encorajamos nossos alunos a buscarem por mais input, seja na comunicação com estrangeiros, seja lendo um site em inglês ou artigos, e também em viagens.

O que você pode fazer hoje para aprender inglês?

– Reserve 30 minutos por dia

Mas se não der, o que você consegue então? 5 minutos? Então ok, que seja 5 minutos, o que não pode é ficar parado!

E lembre-se, você vai ter sempre um ponto forte e um ponto fraco, como já mencionado acima, autoconhecimento é tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nosso site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes para oferecer a você uma melhor experiencia ao navegar.
× Como posso te ajudar?