Aprender português pode ser bem mais fácil do que se imagina. Saiba mais sobre esse processo e confira algumas dicas infalíveis.
Quando o assunto é aprender português, dúvidas e inseguranças são comuns. Afinal, quem nunca ouviu falar que a língua portuguesa é uma das mais difíceis do mundo? Embora tenha suas especificidades, conquistar a fluência no idioma é uma tarefa que pode ser bem mais simples do que se imagina.
É só parar para pensar em influenciadores digitais gringos que brilham nas redes sociais falando português fluentemente ou em artistas internacionais que já deram entrevistas inteiras nessa língua.
Há dicas práticas para aprender português que podem ser implementadas facilmente no processo de aprendizado. Mas antes de conhecê-las, que tal entender um pouco mais sobre as particularidades do idioma que o fazem ter essa fama que dá medo em muitos estrangeiros?
Neste artigo, separamos alguns pontos desafiadores da língua portuguesa e, é claro, algumas dicas infalíveis para te ajudar no seu aprendizado. Boa leitura!
Quais aspectos são desafiadores para aprender português?
Para quem conhece pouco da língua portuguesa, é comum achar que ela é falada somente no Brasil e em Portugal. No entanto, há outros países que também têm o idioma como oficial. Confira:
- Angola;
- Cabo Verde;
- Guiné-Bissau;
- Guiné Equatorial;
- Moçambique;
- São Tomé e Príncipe;
- Timor-Leste.
Além dessas sete nações que fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), há também Macau, uma região autônoma na China continental que fala português.
A fama de ser um dos idiomas mais difíceis em todo o mundo começa, na verdade, pelos próprios falantes. Durante o processo de aprendizado, os nativos costumam ter dificuldades para aprender as diversas regras gramaticais e suas exceções.
Se isso é um aspecto que desafia quem tem o português como língua materna, o que dirá os estrangeiros, não é mesmo? Além disso, a pronúncia, o vocabulário extenso e a diversidade de sotaques podem dar trabalho para quem está aprendendo o idioma.
A seguir, iremos detalhar os principais desafios para aprender português. Confira!
Gramática
A gramática é um dos pontos que mais dão dor de cabeça para os estudantes de língua portuguesa. Isso porque, apesar de ter uma estrutura gramatical bem definida, o idioma possui diferentes regras e exceções. Dessa forma, não dá para decorar, é preciso aprender o que está sendo estudado.
Acentuação gráfica, concordância verbal e nominal, variação de uso do “porque”, verbos irregulares, tempo verbal e locuções adverbiais estão entre as principais dificuldades encontradas por quem está iniciando o estudo na língua portuguesa.
Pronúncia
A forma como os falantes de português pronunciam as palavras também pode ser um desafio. Dígrafos vocálicos que indicam que a vogal é nasal, como o “an” na palavra “santo” e o “em” na palavra sempre, são recorrentes na língua portuguesa e podem causar estranhamento para pessoas que falam outros idiomas.
O mesmo também pode acontecer com os dígrafos consonantais, que significam que duas letras ganham o som de uma, como o “nh” de “sonho” e o “lh” de “galho”. As diferenças no som do “s”, “ss” e “x” também podem confundir, tanto a fala, quanto a escrita.
Vocabulário
O vocabulário da língua portuguesa é rico e extenso, o que pode ser um desafio para quem está aprendendo o idioma. Só no dicionário Caldas Aulete, por exemplo, há mais de 818 mil verbetes.
É possível encontrar diversas palavras com o mesmo sentido. Além disso, existem termos que possuem grafias quase iguais, mas significados diferentes, o que pode confundir os estudantes. É o caso de “tráfico” e “tráfego”, “iminente” e “eminente”, por exemplo.
Para trazer ainda mais diversidade para o vocabulário português, há expressões que se popularizaram em diferentes regiões do país e não têm sentido denotativo. É o caso de: “tempo é dinheiro”, “tirar o cavalinho de chuva”, “cão chupando manga”, “colocar panos quentes”, “chutar o balde”, entre outras.
Sotaques
Os sotaques também merecem atenção. Cada nação que usa o idioma como oficial tem particularidades na forma de pronunciar as palavras. Além disso, podem ocorrer variações regionais no mesmo país.
Só no Brasil, é possível encontrar uma grande variedade de sotaques. No interior do estado de Minas Gerais, por exemplo, há o costume de colocar as palavras no diminutivo. Na região Sul, é comum acentuar o som do “r” ao falar e usar o “tu” em vez de “você”.
Quais as principais dificuldades para o estrangeiro?
As dificuldades que envolvem o aprendizado da língua portuguesa variam de estudante para estudante. Mas, em geral, os desafios para alunos estrangeiros costumam ser os mesmos já citados.
Com relação à pronúncia, as palavras com dígrafos vocálicos que indicam vogais nasais e aquelas com acentos agudo ou circunflexo podem ser mais desafiadoras.
A ordem da sentença também pode confundir. Em muitos idiomas, como o inglês, o adjetivo vem antes do substantivo, mas no português, não é assim que acontece.
Entender as diferenças de pronúncia e vocabulário conforme os diferentes sotaques também pode ser complicado inicialmente. Mas todas essas dificuldades podem ser superadas com tranquilidade!
Dicas para vencer as dificuldades e aprender português
Agora que você já sabe as principais dificuldades que pode encontrar no aprendizado do português, que tal conferir algumas dicas de como facilitar os seus estudos?
As orientações a seguir podem ser facilmente incorporadas no dia a dia, tornando o estudo do idioma mais dinâmico e descontraído. Confira!
Leia português em voz alta
Uma das formas mais eficazes de aprender um novo idioma é ler conteúdos em voz alta. É uma dica que pode ser seguida com facilidade. Você pode aproveitar o horário do almoço ou o momento antes de dormir para colocá-la em prática.
Quanto ao conteúdo, a escolha fica a seu critério. É possível acessar conteúdos na internet, fazer a leitura de livros, revistas, matérias de jornais e até mesmo publicações nas redes sociais.
Escolha a alternativa que acha mais interessante e repare que, com o tempo, a sua pronúncia estará bem melhor.
Use apps para estudar
A tecnologia pode ser uma grande aliada no aprendizado de um novo idioma. Existem diferentes aplicativos que oferecem exercícios divertidos que podem ser feitos em qualquer lugar apenas com o uso do celular.
Essa é mais uma dica que facilita o aprendizado e é bastante útil para quem tem uma rotina corrida. Muitos desses aplicativos enviam notificações para os alunos não esquecerem as lições. Confira algumas opções:
- Duolingo
- Babbel
- Nemo Português
Ouça português
Outra forma de fortalecer o aprendizado é por meio da escuta de conteúdos em português. Experimente adicionar músicas de artistas que falem o idioma à playlist e explore as letras para expandir o seu vocabulário.
Há cantores dos mais variados gêneros musicais que podem te ajudar nesse processo. Escolha o que mais tem a ver com o seu gosto e aproveite a dica. Veja algumas opções:
- Música Popular Brasileira (MPB): Gilberto Gil, Caetano Veloso, Seu Jorge.
- Funk: Anitta, Ludmilla, MC Kevinho.
- Sertanejo: Michel Teló, Luan Santana, Chitãozinho e Xororó.
O mesmo é válido para os podcasts. A variedade dos conteúdos também é grande, portanto, a escolha vai de acordo com a preferência do ouvinte. Confira algumas opções:
- Não Inviabilize
- Pode Pah
- Mano a Mano
Assista a filmes e séries em português
E quem disse que não dá para assistir uma série ou filme com uma pipoca do lado e garantir mais conhecimento no idioma? Os conteúdos audiovisuais são ótimos para aprimorar o aprendizado, conhecer a pronúncia dos nativos, expandir o vocabulário e também se divertir.
Priorize séries e filmes produzidos em países que tenham o português como língua oficial. Isso irá te ajudar a entender como os nativos se comunicam de forma verbal e não verbal. Você também pode adicionar a legenda para assistir, ouvir e ler ao mesmo tempo, isso contribui para associar o que está sendo dito com o que está escrito. Confira algumas opções:
- Minha mãe é uma peça
- Ó Pai, ó
- Se eu fosse você
- O Menino e o mundo
- Rio
Participe de grupos de conversação em português
Praticar um novo idioma com outras pessoas ainda é a forma mais eficaz de aprender. Isso te ajuda a experimentar novas situações e desenvolver habilidades de raciocínio lógico ao falar e escutar.
Participe de grupos de conversação em português. A prática fortalece o aprendizado. Uma boa dica é tentar conversar com nativos para que você possa se familiarizar com a cultura e as expressões da língua Assim, o português será cada vez mais natural.
Conte com a Ruby!
Conheça nosso curso de português para estrangeiros!
Na Ruby Academy, temos aulas para quem quer aprender português de verdade. Nossos professores usam métodos personalizados que orientam os alunos a alcançar a tão sonhada fluência.
Fale conosco e matricule-se já!