Um perfil no LinkedIn em inglês pode aumentar as oportunidades de trabalho fora do país. Saiba mais! 

 

O LinkedIn está entre as redes sociais mais utilizadas no mundo. Segundo dados da própria plataforma, o número de usuários ultrapassou 850 milhões e já atingiu 200 países em todo o globo. Diferente do Facebook e Instagram, no qual o intuito é a interação pessoal e a diversão, no LinkedIn o foco é criar conexões profissionais. 

 

Além de usuários compartilhando suas experiências de trabalho, na plataforma também há muitos empregadores recrutando. Sendo assim, a rede social pode ser um divisor de águas em qualquer carreira.

 

Mas você sabia que existe uma prática que pode ser adotada para garantir mais visibilidade e oportunidades de trabalho na rede social? Criar um perfil no LinkedIn em inglês pode ser o segredo para aqueles que querem ser vistos por empresas de todo o mundo. 

 

Neste artigo, separamos algumas dicas e informações que vão te convencer a adotar a língua inglesa no seu perfil, a fim de alcançar novas oportunidades internacionais. Confira! 

 

Vale a pena ter meu perfil em inglês no Linkedin?

 

O processo seletivo em inglês não é mais uma exceção, mas uma realidade cada vez mais frequente. O idioma é um dos mais utilizados no ambiente corporativo, principalmente em empresas globais que expandiram o número de equipes distribuídas pelo mundo.

 

Se pararmos para olhar algumas vagas disponíveis no LinkedIn, poderemos ver algumas oportunidades de trabalho para estrangeiros, seja em home ofice ou presencialmente em outra nação.

 

Dessa forma, utilizar o inglês como idioma oficial do seu perfil na rede social pode aumentar bastante o seu alcance diante de recrutadores internacionais. No entanto, essa não é a única vantagem. 

 

Como o LinkedIn possibilita a criação de conexões profissionais, quando usamos a língua inglesa para nos comunicar dentro da rede social, estamos aumentando as fronteiras dos contatos que fazemos. 

 

Também vale destacar que, adotando o idioma como principal dentro da plataforma, você receberá mais conteúdos em inglês, o que pode ajudar a adquirir mais conhecimento para a sua carreira.

 

Como criar um perfil em inglês no Linkedin?

 

Quando criamos um LinkedIn no Brasil, o idioma principal costuma ser o português, afinal, essa é a nossa língua nativa. A boa notícia é que a rede social também fornece a opção de adicionar na sua conta perfis em outras línguas. Dessa forma, você pode manter o uso dos dois e acompanhar oportunidades dentro e fora do território nacional. 

 

Confira o passo a passo a seguir: 

 

  • Na página inicial, clique no ícone “Eu”; 
  • Depois clique em “ver meu perfil”; 
  • À direita do perfil, você avistará a opção “Adicionar perfil em outro idioma”; 
  • Escolha o idioma “inglês” e edite suas informações; 
  • Desça a página e clique em “Criar perfil”.

 

Dicas importantes na hora de usar o LinkedIn em inglês

 

Todas as informações que você adiciona na sua página em português, deverão ser incluídas no seu perfil em inglês. Nesse contexto, entram as habilidades técnicas e pessoais e também as trajetórias profissionais. Além disso, é sempre bom atualizar suas informações e produzir conteúdos para a plataforma. 

 

Mas se você ainda tem dúvidas de como e o que escrever no seu perfil, a gente te ajuda. Separamos algumas dicas especiais para você. Acompanhe! 

 

Descreva suas habilidades 

 

Toda página de LinkedIn, seja em português ou inglês, é composta por habilidades técnicas e pessoais do usuário, como em um currículo em inglês. No momento de falar desses aspectos, você pode usar alguns adjetivos que te destacam e mostram os motivos que te fazem ser especial. 

 

Aqui é importante pensar em como o seu perfil pode se sobressair diante dos demais e chamar a atenção dos recrutadores. Lembrando sempre, é claro, de colocar informações que condizem com suas características profissionais. 

 

Você pode usar termos como estes para melhorar suas descrições na rede social e tornar o seu perfil mais atraente para os recrutadores: 

 

  • Analytical – Analítico; 
  • Creative – Criativo;
  • Dynamic – Dinâmico;
  • Engaged – Engajado;
  • Expert – Especialista;
  • Organized – Organizado;
  • Proactive – Proativo;
  • Strategic – Estratégico
  • Result focused – Focado em resultados;
  • Good at… – Bom em…;
  • Accountable – Responsável;
  • Thorough – Detalhista;
  • Team player – Sabe trabalhar em equipe.

 

 

Não esqueça da trajetória profissional 

 

Além dos seus pontos fortes, no LinkedIn também é importante mostrar sua trajetória profissional. Explique brevemente o que você fez nas empresas anteriores, aponte os impactos que seu trabalho, fale dos trabalhos voluntários que já fez, cursos e projetos dos quais participou.

 

Todos esses aspectos são fundamentais para apresentar um pouco mais sobre você e podem ser o diferencial em uma vaga de trabalho. Ressalte todos os trabalhos importantes, por período, e explique brevemente suas funções em cada empresa. 

 

Use business english e tenha cuidado com traduções 

 

Ao preencher as informações, pode ser interessante usar o business english para agregar credibilidade e profissionalismo à sua página. 

 

Quem não é fluente em inglês deve tomar cuidado com as traduções feitas pela internet, pois algumas levam as palavras ao pé da letra, gerando falhas na comunicação. 

 

Esse tipo de episódio pode mudar todo o sentido do seu texto e consequentemente, prejudicar sua imagem diante dos recrutadores. 

 

Explore as conexões 

 

O LinkedIn é uma rede social que permite conexões profissionais, sendo assim, explore esse ambiente para aumentar seus contatos. Visite perfil de marcas internacionais, siga profissionais que trabalham em empresas que te agradam, conecte-se com pessoas da sua área e interaja em inglês com a sua rede na plataforma. 

 

Produza conteúdos em inglês

 

Outra dica valiosa é usar a plataforma como portfólio para expor alguns de seus trabalhos. Você pode compartilhar projetos anteriores e até mesmo produzir conteúdos novos específicos para o LinkedIn. 

 

Esse tipo de ação atrai mais pessoas para o seu perfil e pode aumentar as chances com recrutadores. Você também pode, é claro, consumir outros conteúdos na plataforma, compartilhar e expor sua opinião sobre o assunto. Tudo isso pode te ajudar a mostrar que é um profissional antenado e comunicativo

 

Atualize e revise sempre seu perfil

 

É fundamental manter seu perfil no LinkedIn atualizado e revisado. Realizou um curso de línguas, está começando uma pós-graduação ou iniciou um trabalho voluntário? Informe isso na sua página. 

 

Essa atualização mostra que você busca novos conhecimentos e aperfeiçoamento profissional, características admiradas por qualquer recrutador. 

 

Vem para a Ruby Academy

 

Agora que você já sabe a importância e como criar um LinkedIn em inglês, está na hora de fazer o curso de inglês online e ser fluente no idioma. 

 

A Ruby Academy oferece cursos preparatórios para diversas atividades. 

 

Nossa metodologia aborda os conteúdos de forma simples, descomplicada e precisa, para você aprender inglês de verdade, sem perder tempo.

 

Precisa se preparar para aquela entrevista em inglês? Veja como podemos te ajudar!

 

 

 

 

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