Confira orientações para antes e durante a seleção para uma vaga
Uma entrevista de emprego pode ser decisiva para a vida profissional. É através dela que a oportunidade de trabalho desejada tem a chance de se concretizar.
Por conta das muitas expectativas que recaem sobre esse momento, é comum que o candidato fique ansioso. Quando a entrevista é realizada em outro idioma que não seja o nativo, como o inglês, a ansiedade tende a ser ainda maior.
No entanto, controle emocional, segurança quanto à língua e uma postura coerente com a vaga ofertada ajudam o candidato a ter mais possibilidades de sucesso.
Mas como assegurar tudo isso? Prossiga com a leitura para saber mais!
1. Mantenha a calma na hora da entrevista
É comum que um candidato com as competências necessárias para preencher uma determinada vaga não seja escolhido, porque o nervosismo na hora da entrevista o impediu de mostrar o seu talento e suas habilidades. Por isso, a primeira orientação para qualquer tipo de seleção é: manter a calma!
Para isso, o site norte-americano PayScale elenca algumas medidas a serem tomadas antes da entrevista que podem auxiliar no controle do nervosismo e da ansiedade. São elas:
- meditar;
- cantar;
- comer alimentos leves;
- praticar algumas perguntas e respostas com familiares e amigos;
- sorrir, para induzir o cérebro a liberar hormônios como a serotonina, responsável pelo estado de humor positivo.
2. Pesquise sobre a empresa e a vaga
Outra lição de casa para o candidato é buscar informações sobre onde e com o que se pretende trabalhar. Informe-se sobre a empresa e a vaga, para definir os seus objetivos no curto, no médio e no longo prazo. Os recrutadores irão avaliar se os candidatos têm os interesses e valores alinhados aos da organização.
Conhecer mais sobre a empresa também é importante para saber se as roupas e a linguagem usadas na entrevista deverão ser mais formais ou poderão ser mais casuais
3. Conheça o seu nível de inglês
É fundamental que o candidato seja verdadeiro consigo e com a empresa sobre o domínio da língua inglesa. Tentar uma vaga que exige um conhecimento maior do que se tem não é uma boa estratégia. Por isso, é importante saber qual é o seu nível de inglês.
Isto é possível por meio de exames de proficiência como o Cambridge, o Test of English as a Foreign Language (TOEFL), o International English Language Testing System (IELTS) e o Test of English for International Communication (TOEIC).
4. Exercite o vocabulário de negócios
É importante praticar o inglês para a entrevista de emprego. Neste exercício, inclua vocábulos relativos aos negócios e ao setor de atuação da empresa.
Outra dica fundamental é ter atenção ao uso dos tempos verbais, pois, durante a conversa, você deverá mencionar experiências do passado, objetivos para o futuro e falar, também, sobre a sua vida no presente.
Também é necessário ter cuidado com os vícios de linguagem como “you know”, “kind of”, “then”, “so”, “right”. Uma técnica que pode ser usada é gravar as falas para identificar se isso está ocorrendo e corrigir.
O uso correto das preposições é outro tópico que também merece atenção especial. Revise e estude, pois esta é uma das questões que serão observadas pelo avaliador.
5. Leia notícias em inglês
Esta é uma orientação importante, porque além de ajudar a praticar o idioma, faz com que o candidato esteja bem informado sobre as notícias do exterior. Em algumas entrevistas de emprego, o recrutador aborda fatos recentes para avaliar a proficiência do candidato.
Os sites BBC News, The New York Times, The Washington Post e Rolling Stone são algumas indicações que podem contribuir para exercitar o inglês e se manter atualizado.
6. Fale o suficiente para ser avaliado
Não deixe a timidez, o nervosismo ou a preocupação de errar no inglês impedirem que a fluidez da conversa. O candidato que dá respostas muito objetivas e que pouco desenvolve o assunto dificulta a avaliação do recrutador quanto à fluência no idioma.
Deixe o entrevistador propor os assuntos e fale com calma, por um tempo suficiente para que ele possa testar o seu conhecimento, seja gentil e evite respostas decoradas.
7. Encerre a entrevista com gentileza
Tão importante como começar e manter o diálogo é, também, encerrá-lo. Termine a conversa de forma educada e gentil, agradecendo pela oportunidade. Ao se despedir, podem ser usadas expressões como “goodbye”; “have a nice day”; “have a nice weekend”.
Uma entrevista de emprego pode ser a porta de entrada para uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Por isso, estar preparado é fundamental.
Inglês para entrevistas na Ruby Academy
A Ruby Academy oferece um curso preparatório para entrevistas em inglês. Com metodologia simples e descomplicada, as aulas são realizadas on-line e ao vivo.
Durante os encontros, o aluno pratica perguntas e respostas mais usuais em seleções. Também há a tradução do currículo e da cover letter, documentos exigidos para vagas de emprego no exterior.
Para mais dicas de inglês, acesse o nosso blog!