Descubra quais os passos necessários para a empresa entrar no mercado internacional!
Você sabe o que é internacionalização de empresas? Esse processo tem sido cada vez mais frequente para empresas de pequeno, médio e grande portes.
A ideia é expandir negócios, aumentar o lucro e reduzir riscos de exposição às oscilações do mercado.
Nesse contexto, o inglês é fundamental para preparar a equipe e montar um time apto a atender clientes e fornecedores estrangeiros.
Não perca tempo e descubra agora mesmo o que é internacionalização de empresas e como dar os primeiros passos nesse rumo. Boa leitura!
O que é a internacionalização de empresas?
Trata-se de um processo no qual a atuação do negócio deixa de ser nacional e passa a ser global.
É possível fazer a internacionalização independentemente do tamanho da empresa, pois existe mais de uma forma de colocar esse trâmite em prática.
Os caminhos a percorrer para alcançar tal objetivo dependem da escolha que se encaixa melhor no momento de cada corporação.
Internacionalizar uma companhia significa manter atividades em diferentes países, ou seja, esse processo é entendido como qualquer vínculo de uma organização com o mercado exterior.
Para isso, o empreendedor deve optar por diferentes níveis de comprometimento e mudança a partir de suas metas.
Exemplos que configuram ações de internacionalização incluem:
- montagem de uma operação fora do país;
- parceria com empresas internacionais;
- contrato de produção internacional;
- importação e exportação.
Ao contrário do que se pode imaginar, esse processo não é somente para as médias e grandes empresas, apesar de elas corresponderem à maioria dos exportadores.
De acordo com dados da última pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o perfil das empresas exportadoras brasileiras, 31% das organizações participantes são de micro ou pequeno porte, 34% são de tamanho médio e 34% são grandes.
Como preparar a equipe para atender clientes e fornecedores estrangeiros?
O inglês é uma língua global, considerado o segundo idioma em diversos países.
Assim, preparar o time de colaboradores para atender clientes e fornecedores estrangeiros é um passo importante na internacionalização de uma empresa.
A fluência em inglês é uma vantagem competitiva que empreendedores têm na geração de novos negócios e que companhias encontram na expansão de fronteiras.
No mundo globalizado, corporações estrangeiras alcançam clientes e parceiros de diversos países.
É essencial que o líder pense em como seu negócio pode atingir novos patamares otimizando suas relações internacionais para não ser “engolido” pela concorrência.
Ter profissionais fluentes em inglês é uma forma de diminuir barreiras e reduzir custos. Em relação a vendas internacionais e a negociações com fornecedores de fora, alguns dos benefícios nas relações comerciais incluem:
- facilitar a negociação e o cumprimento das normas de comercialização de cada país, sem entraves de língua;
- eliminar a necessidade de contratação de intermediários por falta de compreensão do idioma;
- baratear vendas de exportação por meio do contato direto com comerciantes estrangeiros.
Mais um ponto de vantagem é que as organizações que atuam no mercado local podem ajudar negócios estrangeiros que desejam trazer para o Brasil serviços e produtos de sucesso.
Para garantir essa parceria e modalidade de representação de empresas de fora do país, é importante que as instituições incentivem os seus funcionários a estudar inglês.
Inglês in company e business english são essenciais
Foto: Freepik
Com a transformação digital e a globalização, os mercados internacionais têm se aproximado cada vez mais. Marcas estrangeiras disputam mercado interno e companhias nacionais se tornam influentes no meio corporativo do exterior.
Nesse cenário, oferecer um curso de inglês in company, por exemplo, apresenta diversas vantagens tanto para os profissionais quanto para a própria corporação.
Essa é uma modalidade de inglês que concede aos funcionários a possibilidade de aprender o idioma dentro da empresa. Essa é, portanto, uma forma de otimizar tempo e recursos, além de incentivar a colaboração entre membros do time.
As aulas devem abordar conteúdos próprios do business english, termo usado para designar o uso do inglês voltado para negócios.
Outros fatores para internacionalização da empresa
Para auxiliar as empresas no processo de internacionalização, a Agência CNI de Notícias lista cinco etapas a serem seguidas pelas organizações interessadas em internacionalizar a sua operação. Os passos são:
Planejamento
O primeiro passo para internacionalizar uma empresa é planejar! Saiba qual o nível de maturidade da companhia e defina o que se pretende com a internacionalização.
O intuito é dar mais segurança às empresas para enfrentar oscilações do mercado interno ou aumentar o lucro?
Essa etapa é importante, porque os objetivos são primordiais para buscar a capacitação e inteligência comercial.
Defina mercados
Pesquisas, estudos e uma assessoria adequada ajudam a identificar os mercados ideais para cada produto. Com informações e ferramentas corretas, é possível se preparar e antecipar tendências, por exemplo.
Como cada país conta com regras específicas para exportação, é preciso conhecê-las antes mesmo de iniciar a operação.
Apurar informações e dados estratégicos sobre potenciais parceiros e concorrentes também é necessário. Missões e feiras internacionais, conforme a CNI, ajudam nessa etapa.
Adequação e ajustes
Após conhecer o mercado, o empresário precisa voltar o olhar a sua empresa, produtos e processos para verificar quais adequações devem ser feitas.
É essencial definir prazos e preços dos produtos para descobrir quais condições podem ser aplicadas em cada situação.
Tempo de entrega, meio de transporte, formas de pagamento e impostos são alguns dos componentes fundamentais da equação.
Exercício de habilidade negociação
Foto: tonodiaz/Freepik
Outra orientação é pesquisar potenciais clientes e participar de encontros de negócios tanto no Brasil quanto no exterior. A ideia é se manter flexível e, dentro do possível, ajustar as propostas à realidade do comprador.
Assim, o sucesso das etapas anteriores pode representar maiores chances de negociações bem sucedidas.
Estabelecimento de contrato claro
Para reduzir riscos, é fundamental formalizar o contrato com todas as condições estabelecidas em eventuais acordos. Exemplos:
- responsabilidades mútuas;
- descrição do produto;
- volume;
- prazo.
Por meio de todas as federações de indústria, a CNI concede o Certificado de Origem. Trata-se de um documento que garante benefícios tarifários aos produtos em países com os quais o Brasil tem acordo comercial. Assim, pode funcionar como um diferencial de mercado.
Quais as vantagens de ter uma empresa internacionalizada?
Como vimos, cada vez mais empresas que desejam se manter competitivas precisam cogitar a opção de expandir seus negócios para o exterior.
Entre os benefícios do processo de internacionalização, o ganho de competitividade e a redução do risco com a diversificação de parceiros ou clientes ganham destaque.
A partir de pesquisas, planejamento e apoio adequados, é possível alcançar novos mercados, deixar a empresa menos exposta às oscilações do mercado doméstico e aumentar o lucro com novas vendas.
Mentoria para inglês corporativo na Ruby Academy
A mentoria é uma opção prática e eficiente para quem deseja dominar o inglês corporativo e se preparar para todas as atividades e desafios desse universo. A Ruby Academy oferece cursos preparatórios para essas atividades, com aprendizado direcionado e especializado. Nossa metodologia é simples e descomplicada para otimizar o processo.
Aproveite e saiba mais sobre a internacionalização da sua empresa será facilitada pelo inglês corporativo!