Inglês é cada vez mais essencial no ambiente profissional. Marcas procuram métodos para incentivar o aprendizado do idioma entre seus funcionários. Saiba mais!
No dia a dia corporativo, o inglês vai muito além do uso de termos como call, briefing e workshop. Cada vez mais é possível ver empresas em expansão que realizam reuniões, eventos e até mesmo viagens que precisam do idioma. Nesse cenário, o conhecimento no inglês para empresas é o ideal para os colaboradores e uma aposta frequente no ambiente profissional.
Enquanto algumas marcas oferecem vagas de empregos que têm como pré-requisito a fluência e uma boa comunicação com a língua inglesa, outras investem em cursos de capacitação no idioma para seus funcionários, tendo como objetivo o crescimento profissional de todos.
No segundo caso, muitas vezes os colaboradores não se mostram motivados e até deixam de demonstrar comprometimento para frequentar as aulas. Então, nasce uma dúvida: o que uma empresa pode fazer para incentivar seus funcionários a cursarem o inglês?
Pensando nisso, a Ruby preparou um conteúdo com 5 dicas infalíveis para estimular os colaboradores a fazer inglês in company. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!
Insira projetos dentro do dia a dia corporativo
Oferecer cursos para os funcionários da empresa é um grande passo para que a equipe se sinta motivada a estudar o idioma, mas nem sempre isso é o suficiente.
A CEO da Ruby Academy e professora, Roberta Falcão, dá algumas dicas sobre métodos que podem ser implementados no expediente para deixar os colaboradores mais à vontade para aprender a língua inglesa.
Ela destaca que trilhas de aprendizado durante momentos de descontração na hora do cafezinho ou no happy hour, por exemplo, podem ser medidas tomadas pelas empresas. Esse método, alinhado ao curso, motiva os alunos e oferece uma prática no idioma fora da sala de aula, de forma leve e descontraída.
Fale sobre o desenvolvimento profissional
Outra forma de estimular os funcionários é deixar às claras a real importância do conhecimento no idioma. Isso porque muitos colaboradores acreditam que essa fluência irá oferecer apenas benefícios para empresa, quando, na verdade, não é bem assim.
O inglês é um grande diferencial em qualquer currículo e pode ajudar o profissional a alçar novos voos no ambiente corporativo. De acordo com Roberta Falcão, o conhecimento na língua inglesa vai muito além de uma boa comunicação no trabalho.
“É todo um trabalho da importância do inglês na empresa, mas fora também! O inglês é para a vida da pessoa e para carreira do profissional, independente do momento que ele esteja passando. Quando se conhece os benefícios de se falar inglês, que vão muito além de comunicação no trabalho, o colaborador aceita-se melhor e se compromete mais a frequentar o curso”, explica.
Sendo assim, uma pessoa que sabe falar inglês, além de levar benefícios para a empresa, pode usufruir de toda a bagagem que o segundo idioma traz, como viajar para outros países de forma independente, conhecer novas culturas e se comunicar com nativos.
Aposte na inclusão de funcionários em eventos internacionais
Não há como negar que a participação em eventos internacionais é algo que chama a atenção de muitas pessoas, não é mesmo? Antigamente, esse tipo de oportunidade era comum apenas em grandes multinacionais, mas, com a internet, há diversas oportunidades de expansão profissional fora do Brasil.
Oferecer a oportunidade de colaboradores participarem de um evento em outro país é, sem dúvidas, uma ótima forma de estimulá-los a frequentarem os cursos de inglês. Além disso, durante o evento eles terão a oportunidade de treinar o idioma e de se sentirem importantes para a empresa.
Informe sobre a possibilidade de promoções na empresa
A possibilidade de desenvolvimento profissional a partir do aprendizado em inglês também é evidente dentro da própria empresa. Pessoas que almejam cargos mais elevados devem falar inglês, se comunicar nas reuniões e escrever artigos ou e-mails usando o idioma.
Nesse caso, o funcionário fluente em inglês tem a possibilidade de subir no plano de carreira da empresa e, consequentemente, aumentar o salário. Buscar levar essas informações aos colaboradores pode ser uma ótima forma de incentivá-los ao curso, afinal, quem é que não quer ter a chance de subir de cargo?
Ofereça parcerias e material de apoio
Outro ponto que pode ser utilizado pelas marcas para estimular seus profissionais são as parcerias com outras empresas. É possível, por exemplo, buscar marcas a fim de oferecer descontos ou vales para os colaboradores mais comprometidos com o curso de idioma.
Também pode ser interessante disponibilizar kits com materiais de apoio como cadernos, canetas coloridas, marca texto, lápis e por aí vai. A estratégia pode ser ainda mais legal se todos os itens forem personalizados com a logo da empresa.
Inglês in company na Ruby Academy
Gostou das nossas dicas para estimular o estudo do inglês dentro da empresa?
A Ruby Academy conta com aulas de inglês in company online. A metodologia inovadora analisa os objetivos, anseios e expectativas de cada aluno, visando a um aprendizado personalizado e voltado para o ambiente corporativo.
Quer saber mais sobre os nossos cursos para o público empresarial? Confira nosso site!