Veja o passo a passo completo para alcançar essa conquista
Está planejando uma viagem para os Estados Unidos? Então separe o papel e a caneta para anotar essas dicas, que vão facilitar o processo de retirada do visto americano. Esse passo pode ser intimidador e preocupante para algumas pessoas, mas não se aflija: com as orientações corretas, é possível chegar lá!
Com validade de até 10 anos, o documento oficial em questão é a única forma de solicitar a entrada nos EUA, seja para viajar a negócios ou a turismo, podendo permanecer no país durante 6 meses – na maioria dos casos. Vale ressaltar que a taxa de solicitação é de US$ 160.
O objetivo por trás das restrições do visto americano é permitir que as autoridades possam verificar e controlar o fluxo de visitantes dentro e fora do país, para evitar a imigração ilegal e outras atividades criminosas.
Agora que você já está por dentro do assunto, vamos ao que interessa! Embarque nessa leitura e saiba como se sair bem na entrevista para o visto.
Ponto de partida: Formulário e aptidões
Comece a sua jornada em busca do visto americano preenchendo o Formulário DS-160, disponível no site do Governo dos Estados Unidos.
Mas, atenção: os dados e informações atualizadas precisam estar em inglês. Para que você esteja familiarizado com a língua desde já, um curso de inglês online fornece uma boa base.
Apesar de o site conter um mecanismo que traduz as perguntas para o português, é importante ter ampla compreensão do inglês para facilitar o entendimento do contexto, garantir mais assertividade nas respostas e, claro, não correr riscos de dar algum “furo” em uma etapa tão importante.
A entrevista para o visto pode ser em inglês ou não, ficando a critério do entrevistador. Isso porque os oficiais da embaixada são estadunidenses e podem perguntar ao entrevistado se ele fala inglês, a fim de conduzir a atividade nesse idioma.
Praticar seu inglês é fundamental para se comunicar de forma eficaz com os oficiais da embaixada, do consulado ou mesmo da imigração. Além de passar mais credibilidade e confiança, isso será extremamente útil e necessário na viagem.
Pagamento da taxa e agendamento da entrevista
Depois de preencher o formulário com calma e atenção, é hora de pagar a taxa de solicitação no valor de US$160, aguardar o prazo de confirmação do pagamento e, enfim, agendar as entrevistas no consulado. Cadastre-se com seus dados pessoais e escolha a forma que quer receber o seu passaporte de volta.
Além disso, antes da entrevista em si, é preciso se dirigir a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV) para realizar a coleta das fotos e impressões digitais que serão utilizadas no visto.
Hora do show: prepare-se para a entrevista
Chegou o grande dia! Reúna todos os documentos solicitados em uma pasta e leve-a em mãos. Veja o checklist:
- Formulário DS-160 impresso;
- Passaporte válido e passaportes anteriores;
- Recibo original de pagamento da taxa de solicitação do visto;
- Carteira de Identidade e de Trabalho;
- Seu extrato bancário dos últimos meses;
- Comprovante de renda ativa;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento – se for o caso.
Agora, confira nossas sugestões mais importantes para mandar bem nesse momento:
- Preze pela pontualidade: nossa dica é chegar ao local com 15 minutos de antecedência.
- Dedique toda a sua atenção ao oficial: não se deixe levar por dispersões e mantenha-se focado.
- Aja naturalmente e seja honesto: deixe o nervosismo de lado e lembre-se que você se preparou para isso.
- Fique calmo, seja objetivo e confiante ao responder cada pergunta: assim, você transmitirá mais segurança e propriedade.
- Não entregue nenhum documento que não tenha sido solicitado: são muitos entrevistados por dia, por isso, evite falar ou fazer mais do que o necessário.
- Reforce laços com seu país de origem: é sempre bom falar sobre seu trabalho ou negócios no Brasil – como família, cônjuge ou filhos e propriedades, sempre deixando claro a intenção de voltar para casa após o fim da viagem.
Dicas para falar durante a entrevista
Como há a possibilidade de uma entrevista em inglês, vale apostar em algumas dicas para treinar o idioma. Confira algumas delas:
-
- Praticar o listening: o estímulo auditivo pode ajudar a fixar informações e nuances de pronúncia. Assista filmes, séries, ouça músicas e podcasts!
- Praticar o speaking: falar é uma das melhores maneiras de aprimorar o inglês. Converse com colegas, leia em voz alta sozinho, treine pronúncias.
- Expandir o vocabulário específico: treine as palavras e expressões que se referem aos objetivos da viagem, ao tempo de permanência e ao seu trabalho. Essa é uma maneira de estar afiado no dia da entrevista e ainda mais preparado para a viagem.
- Verificar a pronúncia correta de cidades e lugares que vai visitar: é sempre importante conferir a maneira correta de pronunciar nomes e lugares. Faça uma lista de onde deseja ir, pesquise curiosidades e treine a pronúncia quantas vezes forem necessárias!
Conte com quem entende do assunto!
Conte com um dos especialistas da Ruby Academy para dar suporte na sua preparação para o visto. Com o idioma na ponta da língua, vai ficar mais fácil dar esse passo.
Nossos professores podem ajudá-lo a praticar sua entrevista – em sessões de mentoria em inglês –, analisar possíveis perguntas ou mesmo treinar as frases mais usadas no dia a dia.
Com nossa mentoria é possível aprender inglês, falando de verdade, de forma personalizada e com uma metodologia simples, leve e descomplicada. Acesse nosso site e saiba mais.