Em meio à globalização e à transformação digital, segundo idioma traz diversas vantagens para o mundo corporativo

Com a globalização e a transformação digital vividas nos últimos anos, os mercados internacionais têm se aproximado cada vez mais. Marcas estrangeiras disputam espaço interno e empresas nacionais alcançam influência no meio corporativo do exterior. 

Nesse cenário, oferecer um curso de inglês in company, ou seja, dentro da empresa, traz diversas vantagens tanto aos colaboradores quanto à própria corporação

Olhando para o cotidiano das empresas, é possível observar dados que corroboram a nova realidade que demanda o inglês para as atividades no mundo corporativo. 

De acordo com a plataforma de recrutamento e seleção Gupy, em 2021, o inglês passou a ser requisitado com mais frequência nos anúncios de vagas. O número de oportunidades que pedem o segundo idioma é 36% maior do que em 2020.

A importância do inglês para as empresas passa a ter destaque, e oferecer a possibilidade de os funcionários aprenderem o idioma dentro da companhia é uma maneira de otimizar tempo e recursos, além de incentivar a colaboração entre membros da equipe

Neste conteúdo, vamos mostrar as vantagens de implementar um curso de inglês dentro da sua empresa e dicas para torná-lo uma realidade. Confira!

 

Benefícios do inglês in company

O inglês é uma língua global, considerada o segundo idioma em diversos países. Ter uma equipe que o domina pode trazer diversos benefícios para sua empresa. 

No mundo globalizado, empresas estrangeiras alcançam consumidores e parceiros de diversos países. Para não perder para a concorrência, é fundamental que os líderes pensem em como seus negócios podem alcançar novos patamares e otimizar suas relações internacionais. 

Ter profissionais que dominem o inglês é uma forma de diminuir barreiras e reduzir custos. Algumas das vantagens nas relações comerciais, tanto em vendas internacionais quanto em negociações com fornecedores de fora, são:

  • Tornar vendas de exportação mais baratas, por meio do contato direto com comerciantes estrangeiros;
  • Facilitar a negociação e o cumprimento das regras específicas de comercialização de cada país, sem entraves de idioma; 
  • Eliminar a necessidade de contratar intermediários por falta de compreensão da língua. 

Mais um ponto de vantagem é que as empresas que atuam no mercado local podem auxiliar negócios estrangeiros que desejam trazer para o Brasil produtos e serviços de sucesso. Para garantir essa modalidade de parceria e de representação de organizações de fora do país, é importante que as companhias incentivem os seus colaboradores a estudarem inglês. 

Outro benefício é a oportunidade de conhecer o que há de mais novo em sua área de atuação antes dos concorrentes. Diversas publicações sobre pesquisas e dados recentes de vários setores são feitas primeiramente em inglês. Ter acesso a elas passa a ser uma realidade palpável para colaboradores que sabem inglês, o que traz resultados para o negócio. 

Para colocar em prática um curso inglês in company, é importante estar atento às próximas dicas.

 

1. Elabore um plano de carreira e reserve tempo para as aulas

Antes de todo novo projeto, é preciso planejamento e vontade de colocá-lo em prática. Sendo assim, é importante que os líderes empresariais despertem o desejo de aprender inglês em seus funcionários. 

Elaborar um plano de carreira ajuda a mostrar como a habilidade de ter uma segunda língua impulsiona a vida profissional. Nesse sentido, os líderes podem traçar requisitos necessários para que os colaboradores alcancem posições com melhor remuneração, por exemplo. A lista deve incluir o conhecimento na língua inglesa como um dos critérios. 

Para que esse plano dê certo, é importante que os colaboradores tenham tempo para estudar o idioma. O curso pode ser programado para ocorrer antes do horário de expediente, quando os funcionários estiverem mais descansados, ou no meio do dia, com posterior compensação. Ainda é possível prever as aulas após o horário de trabalho. 

 

2. Estimule o uso do idioma no cotidiano empresarial

Praticar a aptidão na segunda língua durante o cotidiano empresarial pode ser uma maneira de fixar a aprendizagem. A prática do inglês na empresa pode ser aprimorada com viagens a trabalho, por exemplo.

No caso de companhias com matrizes ou filiais em outros países, é possível promover programas de intercâmbio, com o intuito de desenvolver a habilidade no idioma e conversar com nativos da língua. 

Caso a empresa não tenha esse tipo de estrutura fora do país, vale apostar em:

  • Viagens para congressos; 
  • Participações em eventos corporativos estrangeiros; 
  • Presenças em palestras em inglês; 
  • Experiências on-line em companhias de outros países;
  • Lives de especialistas estrangeiros sobre assuntos relevantes para a empresa.

Fora dessas ocasiões, falar inglês no dia a dia com a equipe pode não ser uma tarefa fácil, pois o português agiliza o serviço e evita mal entendidos. Uma dica para tornar a língua estrangeira mais presente é começar aos poucos, incentivando a elaboração de e-mails em inglês, introduzindo palavras e expressões nas sinalizações visuais da empresa ou promovendo apresentações no segundo idioma.

 

3. Monte uma biblioteca corporativa em inglês 

Assinar periódicos ou comprar livros em inglês relacionados ao conhecimento da área de atuação da empresa é uma forma prática de incentivar tanto o aprendizado da língua quanto o aprimoramento de conhecimentos técnicos. 

Com uma biblioteca corporativa para estudo montada, a empresa pode sugerir uma dinâmica de interação e troca de aprendizado. A dica é alternar aulas com horários reservados à leitura coletiva dos materiais adquiridos. Assim, não é preciso dispor de mais tempo para propor uma atividade diferente.

 

4. Monte grupos de estudo para conversação

O aprendizado em outra língua envolve nuances como leitura, escrita, audição e fala. Geralmente, o curso básico tem início com aulas que capacitam os alunos a compreenderem a leitura e a escreverem em inglês. 

Ouvir e falar, por sua vez, precisam de atenção especial, pois demandam prática constante para o aperfeiçoamento da pronúncia e da agilidade em entender os sons. 

Sendo assim, vale apostar em programa específico para grupos de estudos de conversação. É possível, ainda, manter a linha de raciocínio em que são trabalhados materiais sobre a área de atuação da empresa. 

A via lúdica é outra solução, com o uso de ferramentas como filmes, séries e músicas que podem ser discutidos ao final da apresentação. 

A Ruby Academy conta com cursos e serviços que podem ser levados para a sua empresa. Com metodologia simples, leve e descomplicada e com professores competentes, dispomos das melhores soluções para tornar o inglês in company uma realidade na sua empresa. 

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