Cursos voltados para as necessidades de áreas específicas no mercado de trabalho podem ser a peça-chave para um crescimento no ambiente profissional
Não é novidade para ninguém que aprender inglês pode oferecer inúmeros benefícios, principalmente para o ambiente profissional. No entanto, muitas vezes, cursos convencionais não abordam temas específicos que costumam ser utilizados no dia a dia de um escritório.
É nesse cenário que surge o inglês instrumental, uma metodologia capaz de preencher essa lacuna e oferecer vantagens para profissionais de diferentes áreas.
Por ter foco em assuntos diferenciados, esse tipo de curso consegue preparar o aluno para ter sucesso no meio em que atua, adquirindo assim conhecimento para participar de entrevistas e fazer provas utilizando apenas o inglês.
Quer conhecer mais sobre o inglês instrumental e saber quais são suas vantagens? Continue lendo o artigo que a gente te explica!
O que é o inglês instrumental?
Em linhas gerais, o inglês instrumental visa uma aprendizagem com viés técnico, direcionando o aluno a conhecimentos específicos voltados para a área profissional. Dessa forma, os professores capacitados para ministrar esse tipo de aula trazem assuntos, vocabulários e expressões que costumam ser usados pelo aluno em provas e entrevistas acadêmicas.
Tecnologia, engenharias, advocacia, medicina, informática, turismo, finanças, automotiva, logística e comunicação são algumas das áreas em que o inglês instrumental costuma ser mais requisitado.
Importante destacar que o domínio do inglês instrumental pode ser exigido em alguns testes de proficiência de idioma, como em processos seletivos, mestrados, doutorados ou provas de concursos públicos.
Instrumental e convencional: quais as diferenças?
O inglês convencional é bastante popular, sendo, inclusive, a metodologia mais utilizada em cursos de idioma no país. Esse método de ensino possui bases exploradas ao longo das aulas, sendo elas o reading, listening, writing e speaking.
Mas para quem procura por um ensino mais direcionado, o inglês instrumental é uma boa opção. A leitura é o alicerce desse ensino, pois o objetivo desse curso é oferecer para o aluno o domínio da gramática e do vocabulário, para que seja possível realizar interpretações de texto e traduções.
Nas aulas, é comum o aluno encontrar materiais que trazem as palavras mais utilizadas na língua inglesa, oferecendo o conhecimento necessário para realizar provas, exames e entrevistas acadêmicas.
Também é corriqueiro ter um estudo a partir dos cognatos, em que o professor leva palavras parecidas em dois idiomas para que o aluno consiga diferenciá-las.
Conheça as vantagens do inglês instrumental
Como mencionado anteriormente, o curso de inglês instrumental é mais dinâmico e oferece resultado mais rápido. Nas aulas convencionais, por não ter foco em um único objetivo, o aluno acaba aprendendo o inglês sob a perspectiva de diferentes situações do dia a dia, o que deixa o período de ensino um pouco mais longo.
Outro ponto de destaque para o inglês instrumental é a melhora na leitura do aluno para textos que costumam ser mais difíceis, por abordar termos e expressões complexas. A presença de palavras utilizadas em uma área específica nas aulas cria uma familiarização e ajuda na compreensão de artigos técnicos e acadêmicos.
Por esse motivo, quem irá realizar provas, exames ou entrevistas acadêmicas utilizando a língua inglesa, certamente encontrará vantagens em cursos voltados para essa metodologia.
Conheça os cursos da Ruby Academy
Com metodologia prática e descomplicada, a Ruby Academy oferece diferentes opções de cursos, inclusive o curso de inglês corporativo.
As aulas são on-line e ao vivo, ou seja, é possível aprender sem sair de casa.
Além disso, os alunos contam com suporte de professores qualificados, prontos para responder perguntas e abordar assuntos utilizados no mercado de trabalho.
Quer ler mais conteúdos sobre inglês? Acesse o nosso blog!