Entenda como o idioma pode impulsionar a sua carreira no setor e veja como começar os estudos.
Os profissionais do setor de hotelaria e hospedagem precisam estar preparados para receber bem um turista estrangeiro. Nesse tipo de situação, geralmente, o inglês vai guiar o atendimento, já que o idioma é o mais falado no mundo.
Mesmo que a língua não seja a nativa, é esperado que os funcionários saibam se comunicar neste idioma. Por isso, aprender inglês pode ser um diferencial para quem trabalha ou tem interesse em atuar na área.
Neste conteúdo, vamos detalhar a importância do idioma para a hotelaria, apresentar frases úteis para aplicar no dia a dia do trabalho e elencar quais as profissões do setor que mais exigem esse conhecimento.
Fico interessado? Não deixe de ler até o final!
Qual é a importância do inglês para hotelaria e hospedagem?
O setor hoteleiro é responsável por recepcionar turistas de toda parte do mundo. Para que a comunicação aconteça, é fundamental uma língua em comum entre os hóspedes e os funcionários.
O inglês é o idioma mais falado no mundo, com quase 1,5 bilhões de falantes, por isso, é provável que os clientes estrangeiros se comuniquem através dele.
Os principais benefícios do uso da língua inglesa em hotéis, pousadas e outros estabelecimentos de hospedagem são:
Ambiente de comunicação global
O inglês tem a característica de facilitar a comunicação em um sentido global, possibilitando receber turistas de diferentes países.
Além de atender o público estrangeiro, é possível compreender suas necessidades e aprimorar os serviços, garantindo uma experiência de hospedagem positiva.
Na prática, o inglês facilita tornar o ambiente mais acolhedor para o visitante de fora.
Atendimento de qualidade ao cliente
Oferecer serviços em inglês demonstra o compromisso com o atendimento ao público.
Quanto mais clara a comunicação for, melhor será a qualidade do trabalho realizado.
Com o conhecimento em inglês, os funcionários poderão orientar de forma mais adequada os hóspedes sobre os processos de check-in e check-out, detalhar as ofertas adicionais, esclarecer dúvidas e fornecer dicas de turismo na cidade.
Estabelecer um diálogo eficiente é fundamental para a qualidade na entrega dos serviços, pois evita constrangimentos, falhas de comunicação e, principalmente, a avaliação negativa dos hóspedes.
Aprimoramento constante dos serviços
Investir na capacitação dos funcionários é uma boa opção para aprimorar os serviços. À medida que eles adquirem o conhecimento em inglês, o atendimento aos turistas torna-se mais eficiente.
Por esse motivo, há estabelecimentos que criam programas de incentivo para os colaboradores desenvolverem as habilidades em línguas estrangeiras. Cursos, treinamentos e mentoria em inglês são algumas das alternativas.
Frases úteis em inglês para hotelaria
Mesmo que os funcionários não ainda não tenham domínio do inglês, é indispensável que eles conheçam as principais frases para começar a conversa com o cliente.
Também é preciso ter cuidado com a pronúncia e entender os sons das palavras, evitando ruído na comunicação. Por isso, a dica é treinar constantemente.
A seguir, confira as expressões em inglês mais usadas para a recepção do cliente:
- Good morning! (Bom dia)
- Good afternoon! (Boa tarde)
- Good night (Boa noite!)
- Welcome to – nome do estabelecimento (Bem-vindo(a) ao – nome do estabelecimento)
Veja as frases que podem ser usadas para a realização e a conferência da reserva:
- Do you have a reservation? (Você tem uma reserva?)
- Reservation under what name? (Reserva no nome de quem?)
- We’re all booked. (estamos sem reservas)
Saiba quais perguntas e expressões podem ser usadas no momento de check in e check out:
- Would you like me to check you in right now? (Você gostaria que eu fizesse seu check-in agora mesmo?)
- Early check-in / late check out (Entrada antecipada/saída antecipada)
- Breakfast is served from 6am to 10am. (O café da manhã será servido das 6h às 10h.)
- Complimentary breakfast (Café da manhã de cortesia)
- Can I have your passport, please? (Eu posso ter o seu passaporte, por favor?)
- Here is your key. (Aqui está sua chave.)
- Enjoy your stay. (Aproveite sua estadia!)
Informações necessárias para realizar o check-in:
- First name (Nome)
- Last name (Sobrenome)
- Address (Endereço)
- Nationality (Nacionalidade)
- Occupation (Ocupação, profissão)
- Date of birth (Data de nascimento)
- Place of birth (Local de nascimento)
- Passport number (Número do passaporte)
- Issued at (Data de emissão);
- Signature (Assinatura).
Quais profissões na hotelaria que precisam de inglês e seus salários?
Alguns funcionários do setor de hotelaria terão contato direto com os hóspedes, em diferentes momentos e ambientes: na recepção, no restaurante, no bar e nos demais serviços que ele queria utilizar durante a estadia. Por isso, há profissões que exigem o conhecimento em inglês:
Gerente geral
É o responsável pelas funções administrativas:
- Gerenciar a rotina dos departamentos
- Realizar o contato com os fornecedores
- Monitorar o índice de satisfação dos clientes
- Deixar o proprietário ciente das necessidades do estabelecimento.
O gerente geral atua em diferentes frentes, sendo essencial ter fluência em inglês para se comunicar. O cargo exige formação acadêmica em hotelaria, e a média salarial no Brasil é de R$ 4.528,95.
Sommelier
É o profissional requisitado para fazer a seleção de vinhos que atendam ao gosto do cliente. Possui profundo conhecimento sobre a bebida, a harmonização, os principais aspectos e técnicas para servir. No Brasil, a faixa salarial fica entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.
Garçom
Realiza o atendimento aos hóspedes no restaurante. É responsável por anotar os pedidos e servir os clientes, garantindo uma boa experiência aos hóspedes. Por isso, o conhecimento em inglês é importante para o profissional, que tem o salário médio de R$ 1600.
Chefe de recepção
É o principal responsável pelo atendimento dos hóspedes que chegam ao hotel. É o profissional encarregado de apresentar os serviços oferecidos e garantir uma boa estadia.
Por isso, é um trabalho para quem fala inglês. Um chefe de recepção ganha, em média, R$ 2.398,39.
Recepcionista
Atua no atendimento ao cliente, realizando a reserva e fazendo agendamentos. São responsáveis por emitir faturamentos, fazer o check-in e o check-out e garantir que as demandas dos hóspedes sejam atendidas. Um recepcionista de hotel recebe o salário médio de R$ 1.692,83.
Concierge
Recebe os visitantes na entrada do hotel, oferecendo suporte às necessidades dos clientes. Entre suas atribuições estão as orientações e os esclarecimentos de dúvidas. A média salarial é de R$ 2.005,41.
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