Saber o idioma é fundamental para conquistar uma posição profissional para além das fronteiras. Aprendizado pode ser incluído no cotidiano
É possível obter resultados eficientes e rápidos com o estudo de inglês empresarial, seguindo algumas dicas para incrementar a aprendizagem e atender às exigências das corporações.
De acordo com pesquisa realizada pela Cambridge Assessment English, em parceria com a QS Intelligence, 48% das empresas brasileiras oferecem benefícios melhores para candidatos fluentes no idioma, mostrando a abertura do mercado de trabalho para quem fala inglês.
Assim, além de o inglês empresarial ser um diferencial no currículo, é também uma habilidade fundamental para conquistar uma posição profissional para além das fronteiras.
Neste conteúdo vamos mostrar o mercado de trabalho para quem fala inglês, indicar um roteiro de estudos e dar dicas de como usar o dia a dia a seu favor. Vamos começar?
Mercado de trabalho para quem fala inglês
Quem fala inglês encontra mais portas abertas no mercado de trabalho, o que mostra a importância de aprender a língua. Com o crescimento do sistema home office, até mesmo as vagas internacionais estão mais frequentes.
Outra pesquisa, desta vez feita pela empresa de recrutamento britânica PageGroup, mostra evidências da abertura do mercado de trabalho para aqueles que sabem inglês. O número de profissionais brasileiros contratados no Reino Unido, por exemplo, aumentou 20% no segundo semestre do ano passado.
Roteiro e leitura de estudos de inglês empresarial
Encaixar o estudo de inglês na rotina é uma maneira de manter a assiduidade e a motivação na aprendizagem da língua. Por isso, faça um roteiro. Algumas dicas são:
- Divida os estudos em períodos curtos de tempo;
- Programe a semana com horários fixos para a atividade;
- Escolha locais tranquilos e aconchegantes para melhorar o rendimento.
Além disso, invista na leitura de materiais em inglês. Ortografia, gramática, palavras e expressões fazem parte da aprendizagem de um novo idioma. A leitura é uma grande aliada para otimizar o processo.
Conteúdos específicos do mundo corporativo auxiliam na jornada pela fluência no idioma. Exemplos são os livros didáticos da área de negócios, que ajudam o estudante a se familiarizar com os termos e as particularidades do inglês empresarial.
Três livros do mundo corporativo podem ajudar:
- Business English at Work, de Susan Jaderstrom;
- Let’s Speak Business English, de Linda Cypress;
- Business Grammar, Style & Usage, de Alicia Abell.
Aprenda no dia-a-dia
Ler notícias em inglês é uma dica importante para aprender as nuances do idioma no dia-a-dia, se manter informado e conhecer melhor a realidade dos países que têm o inglês como língua materna. Algumas fontes que podem contribuir para o exercício são:
- The New York Times;
- BBC News;
- The Washington Post;
- Rolling Stone.
Para além dos momentos de estudo da língua, o inglês pode ser inserido na rotina do aprendiz e nas tarefas corriqueiras. Veja essas 3 dicas pontuais e certeiras:
- Mude o idioma do computador ou do browser de Internet;
- Troque o idioma do celular ou dos aplicativos mais usados;
- Pesquise três palavras novas por dia, para aumentar o vocabulário.
Fala e ouvidos afiados
Usar o tempo livre para aprender é uma oportunidade ímpar para assimilar o inglês naturalmente. Músicas, filmes, podcasts e séries são alternativas para gravar informações, perceber os modos de pronúncia correta e conhecer novas palavras.
O hábito de ouvir em inglês ajuda a acostumar o ouvido ao idioma, o que facilita a compreensão em diferentes situações.
Com os ouvidos treinados, praticar inglês é essencial para concretizar o aprendizado da fala. Respire fundo, tenha calma e comece devagar, formule frases e fale-as sem medo. Alguns exercícios ajudam:
- Fale em voz alta, com clareza na pronúncia das palavras;
- Grave a si mesmo para escutar os erros e os acertos;
- Conheça as gírias e jargões do mundo dos negócios.
Mentoria para inglês empresarial na Ruby Academy
Para quem deseja progredir de maneira mais rápida e direcionada, a mentoria em inglês é uma opção.
A Ruby Academy oferece cursos preparatórios para atividades específicas, como o inglês empresarial.
A metodologia aborda os conteúdos de forma simples, descomplicada e assertiva. O tempo de trabalho e as dinâmicas das sessões são pensadas para cada um, conforme o ritmo individual.
Para outras dicas de inglês, acesse o nosso blog.