Estudar inglês pode trazer benefícios à carreira e também à saúde
Fortalecimento da memória e atraso de doenças graves são alguns dos ganhos que o conhecimento em outros idiomas oferece.
Não é novidade para ninguém que o inglês é um dos idiomas mais falados mundialmente. Dentre as 6.912 línguas presentes no globo, a inglesa é a mais popular, levando em consideração os falantes nativos e os que a usam como segunda língua. As informações são do livro “The Ethnologue: languages of the world”.
No geral, as pessoas procuram ser fluentes por diversos motivos, pois falar inglês pode trazer diferentes benefícios que vão do âmbito profissional ao pessoal. Uma língua estrangeira ajuda a encontrar novas oportunidades de trabalho e também facilita a comunicação em viagens internacionais, por exemplo.
Mas você sabia que o aprendizado com o inglês também faz bem para a saúde? Estudos apontam que o conhecimento de uma segunda língua pode render benefícios ao cérebro, trazendo mais concentração, criatividade e memorização.
Aprender inglês também é questão de saúde
O cérebro de quem sabe falar inglês não se enriquece apenas com o acúmulo de vocabulário e de conhecimento de novas regras gramaticais, mas também executa tarefas de forma diferente. Isso porque pessoas que possuem fluência em mais de uma língua realizam uma espécie de malabarismo entre os idiomas, o que pode aumentar o raciocínio lógico.
De modo geral, o aprendizado de outros idiomas funciona como um exercício físico para a mente, podendo deixar o cérebro mais ágil, saudável e resistente. Pesquisas científicas vêm, ao longo dos anos, realizando estudos sobre vantagens que o contato com diferentes línguas pode trazer para o ser humano. Aponta-se que a cabeça de uma pessoa bilíngue funciona de forma diferente das demais.
Fortalecimento da memória
Um estudo publicado pela Academia Americana de Neurologia mostrou que aprender novas línguas pode ajudar a fortalecer as memórias. Entre os voluntários do estudo, os pesquisadores descobriram que falantes de mais idiomas tinham de três a cinco vezes menos chance de desenvolver problemas cognitivos em comparação aos outros. Isso ocorre pois o exercício de aprender novas palavras auxilia o cérebro a ficar mais aguçado e a recordar de situações e sentenças de forma mais rápida.
Percepção mais aguçada
De acordo com a Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha, as pessoas que falam mais de um idioma tendem a ser mais observadoras e capazes de manter o foco em informações relevantes, filtrando o que não for tão importante.
Facilidade em resolver problemas
O neuropsicólogo da Universidade de San Raffaele na Itália, Jubin Abutalebi, disse em uma entrevista à BBC que é possível identificar pessoas bilíngues apenas observando imagens escaneadas de seus cérebros. De acordo com o profissional, essas pessoas apresentam no córtex cingulado anterior uma massa cinzenta maior que funciona como um músculo. Quanto mais se usa, mais flexível essa massa fica.
Abutalebi concluiu que o cérebro de uma pessoa com conhecimento em outros idiomas passa por desafios constantes, fazendo com que a capacidade de solucionar problemas e improvisar diante de diferentes situações melhore.
Atraso no surgimento de doenças graves
Segundo um estudo desenvolvido pela Universidade de York, no Canadá, a tendência para desenvolver o mal de Alzheimer e apresentar os sintomas da doença demora entre três e quatro anos a mais em pessoas bilíngues. De acordo com a pesquisa, a demência afeta certas partes do cérebro que pessoas com conhecimento em outras línguas exercitam diariamente. Dessa forma, ser bilíngue não só previne sintomas, como também pode ajudar a retardar os efeitos da doença.
Além da saúde: por que estudar inglês é importante?
O inglês tem aparecido de forma recorrente em vagas de emprego, é utilizado por diferentes nações e é a língua falada em diversas séries, filmes e músicas de sucesso. Por esse motivo, estudar o idioma pode ser um investimento na vida profissional e também na pessoal.
A realidade é que não importa a profissão ou quais são os objetivos, o contato com uma nova língua pode oferecer um mundo de possibilidades e vantagens para o aluno que tem o inglês como seu segundo idioma. Quer saber quais são? Confira!
Possibilita novas oportunidades profissionais
De uns tempos para cá, a língua inglesa vem aparecendo cada vez mais como pré-requisito em vagas e, em alguns casos, é o idioma usado até para divulgar uma oportunidade ou mesmo durante a entrevista de emprego. Nesse contexto, o domínio do inglês pode ajudar uma pessoa a conquistar uma posição de destaque no processo seletivo e, dentro da empresa, pode ser útil para auxiliar na comunicação com parceiros e fornecedores de outros países.
Ajuda a conquistar melhores salários
Na maioria das vezes, os cargos de destaque de uma empresa são os que mais necessitam de uma segunda língua. Profissionais que falam inglês corporativo fluentemente podem receber entre 47% e 52% a mais em relação àqueles que não dominam o idioma, segundo dados divulgados em uma pesquisa realizada pela Catho.
Oferece contato com novas culturas
Profissionais que possuem fluência no idioma costumam realizar viagens a trabalho para o exterior, o que por sua vez, gera um contato direto com outras culturas. O aprendizado com o inglês pode auxiliar na comunicação clara com estrangeiros e facilitar o dia a dia em outro país.
Conhecer novos costumes também impacta na vida pessoal, podendo ser uma experiência enriquecedora que promove mais conhecimento e empatia perante diferentes nações.
Roberta Falcão: Mãe do Natan, fundadora, gestora e professora na Ruby Academy (@rubyacademyingles), um curso de inglês com foco em Business English tendo como pilares a personalização, humanização e inclusão a comunicação assertiva da língua inglesa. Economista na última encarnação. Amo ler, educação, línguas e sonha com um mundo verdadeiramente conectado com inclusão.