Confira dicas para intensificar o aprendizado do segundo idioma mais falado do mundo, considerado fundamental para o ambiente corporativo
Não é segredo para ninguém que pessoas bilíngues são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, tendo uma vantagem competitiva para disputar as melhores vagas de emprego. Nesse contexto, muito se fala da importância da língua inglesa para os negócios, mas o espanhol também é um idioma relevante para quem atua nesse meio.
De acordo com relatório do Instituto Cervantes, divulgado em 2023, o espanhol é a segunda língua mais falada do mundo, com cerca de 500 milhões de falantes nativos, atrás apenas do inglês. As informações ilustram os motivos que fazem do conhecimento na língua espanhola um diferencial para quem trabalha no ambiente corporativo. Com a fluência no idioma, as pessoas tornam-se mais capacitadas para participar de reuniões, produzir conteúdos e representar a empresa em eventos internacionais.
A princípio, aprender espanhol para negócios pode parecer uma tarefa difícil, mas não é impossível. O contato com um curso focado no idioma é o primeiro passo para destravar o medo e iniciar o processo de aprendizagem. Além disso, conhecer as palavras e os termos mais usados no ambiente corporativo ajuda a aumentar a familiaridade com a língua espanhola.
Conheça o vocabulário
Assim como ocorre com a língua inglesa, há expressões do universo corporativo que apresentam particularidades na língua espanhola e, por isso, exigem atenção. Para quem atua no meio, conhecer os vocábulos mais usuais é fundamental para facilitar a comunicação no dia a dia de trabalho.
Há palavras, frases e expressões que apresentam grafia e significado parecidos com a língua portuguesa, outras não. Dessa forma, a orientação é conhecê-las para não se confundir.
- “Asistir en la gestión” – Ajudar na gestão.
- “Trato hecho/Acuerdo hecho/Contrato sellado/Contrato firmado” – Negócio fechado.
- “Puesto de trabajo” – Vaga/posição de trabalho.
- “Sueldo” – Salário.
- “Beneficios sociales” – Benefícios da vaga.
- “Hoy tenemos que pagar la nómina.” – Hoje temos de fazer folha de pagamento.
- “Es necesario presentar el contrato de arrendamiento.” – É necessário apresentar o contrato de locação.
- “Necesito hablar con el liderazgo de la empresa” – Preciso falar com a liderança da empresa.
- “Bienes de consumo” – Bens de consumo.
- “Contrato laboral” – Contrato de trabalho.
A atenção deve ser redobrada com os chamados falsos cognatos, termo usado para se referir às palavras que são escritas de forma similar em português, mas que apresentam significados diferentes. Conhecê-las é uma forma de evitar erros no dia a dia de trabalho.
- “Margen de ganancia” – Margem de lucro.
- “Oficina” – Escritório.
- “Intereses” – Juros.
- “Beca” – Bolsa de estudos.
- “Presupuesto” – Orçamento.
- “Experto” – Perito/Especialista.
- “Depurar las cuentas” – Apurar as contas.
- “Apelido” – Sobrenome.
- “Cartera” – Portfólio.
Confira quatro dicas para aprender espanhol
Para intensificar os estudos, além de conhecer o vocabulário, os estudantes de espanhol podem também adotar algumas dicas práticas no dia a dia. Hábitos como consumir mais conteúdos no idioma, como livros e podcasts, fazer anotações e usar ferramentas tecnológicas para estudar podem auxiliar e acelerar o processo de aprendizagem.
Leia mais livros em espanhol
Não é novidade para ninguém que a leitura é uma das melhores formas de aprender um novo idioma. Quem está iniciando o contato com o espanhol precisa cultivar o hábito de ler livros nesse idioma, principalmente, aqueles voltados para o mundo dos negócios.
Na hora de buscar pelas obras, é possível optar tanto por títulos que foram traduzidos para o espanhol, quanto por aqueles escritos no idioma. Uma dica é escolher livros que abordam assuntos relacionados ao ambiente corporativo, melhor ainda, se eles tiverem relação com a área de atuação do estudante.
Ouça podcasts de negócios em espanhol
Outra alternativa para ampliar os conhecimentos é ouvir podcasts em espanhol. A prática ajuda a ter um contato mais próximo com a língua e, também, possibilita um maior entendimento da pronúncia.
Há podcasts criados especificamente para ensinar espanhol para negócios, como o Business Spanish, da Alcanzabala International. Outra opção é ouvir podcasts de negócios apresentados em espanhol, como o Itnig: Historias de startups.
Crie o hábito de anotar
Estar matriculado em um curso de espanhol voltado para negócios é um fundamental para quem quer aprender o idioma com foco no ambiente corporativo, mas também é importante criar o hábito de fazer anotações, seja na aula ou no trabalho. A ideia é que os registros ajudem a criar uma espécie de diário linguístico, que poderá ser usado sempre que surgir uma dúvida.
Frases consideradas complexas, palavras curiosas, dúvidas ou expressões novas podem ser anotadas e consultadas sempre que necessário. No caso das dúvidas, vale a pena levá-las para a sala de aula a fim de que seja sanada.
Tenha a tecnologia como aliada
Com o avanço da tecnologia, plataformas e aplicativos foram criados para complementar a aprendizagem em diferentes áreas, inclusive no idioma. Um exemplo é o Mosalingua, um app que oferece exercícios para ajudar na compreensão de termos e expressões em espanhol usados no ambiente de trabalho.
Na loja de aplicativos do celular, há uma infinidade de outras opções que podem auxiliar os alunos de espanhol. Há desde as ferramentas mais tradicionais, até aquelas que unem o aprendizado à diversão.