Ansiedade, motivação e crenças preestabelecidas podem causar impactos positivos e negativos no aprendizado de inglês
Fazer um curso de inglês on-line, bem como aprender qualquer outro idioma, pode assustar ou entusiasmar algumas pessoas. Afinal, quem nunca reparou que durante a aula enquanto há pessoas que parecem evoluir facilmente, outras tropeçam e apresentam dificuldades a cada lição?
Isso acontece pois existem diversos fatores que podem influenciar no sucesso do aprendizado de um adulto em uma nova língua. Além da predisposição que pode influenciar na intensidade de resultados durante as aulas, há ainda os aspectos psicológicos, que envolvem variáveis relacionadas ao emocional de um estudante.
4 fatores psicológicos que influenciam no aprendizado
Seja por meio de um curso ou de um professor particular de inglês, o simples fato de ter o contato com um idioma diferente da língua nativa pode desencadear diversas emoções no aluno. A motivação, a ansiedade e as crenças preestabelecidas, por exemplo, podem influenciar diretamente no aprendizado.
Motivação
A motivação é um dos primeiros fatores que influenciam no aprendizado, afinal, de alguma forma o aluno se sentiu estimulado a procurar um conhecimento em outro idioma. Essa sensação se refere a impulsos internos ou até mesmo a desejos em relação a um objetivo.
Os estudantes, de modo geral, possuem uma motivação instrumental, que é aquela que leva o aluno a aprender inglês por uma razão funcional, que pode ser a conquista de um novo emprego, um curso de intercâmbio, uma viagem internacional, entre outros.
A motivação pode aparecer de forma diferente em cada aluno, mas desempenha um papel fundamental na aprendizagem. Por meio dela, é possível perceber um estado de atividade emocional ou cognitiva que pode gerar um período de esforço intelectual ou físico para aprender a segunda língua e alcançar o objetivo.
Ansiedade
A ansiedade é um aspecto emocional frequente em muitas pessoas e um novo aprendizado pode intensificá-la. De modo geral, ao se deparar com avaliações, correções e novas lições durante o curso de inglês, o estudante pode sentir apreensão, desconforto, tensão e incapacidade, sintomas relacionados com a ansiedade.
O nível da sensação também pode aumentar ao interagir com o professor, tendo relação direta ao constrangimento de cometer erros durante a aula. Muitas vezes, uma pessoa ansiosa pode apresentar nervosismo durante o reading, trocar as expressões ou até mesmo esquecer as palavras enquanto fala um outro idioma.
Autoestima
A autoestima também é um fator emocional que pode influenciar no aprendizado, no entanto, ela pode desempenhar um aspecto negativo ou positivo no aluno. De modo geral, essa sensação indica uma atitude de aprovação ou reprovação que o aluno tem com relação a ele mesmo, acreditando ser capaz ou não de realizar tarefas.
Quando a autoestima do indivíduo é alta, há um desejo de falar mais, tirar dúvidas com o professor particular de inglês ou encontrar outros métodos para adquirir mais conhecimento sobre o novo idioma.
No entanto, quando o aluno apresenta uma autoestima baixa, isso pode resultar em vergonha ao conversar usando o inglês, falta de segurança para demonstrar o conhecimento e medo de ter alguma lição corrigida pelos professores.
Crenças
As crenças são convicções mantidas pelos alunos, mas que não são necessariamente comprovadas. Embora muitos não considerem relevante, esse fator também pode apresentar influência no aprendizado.
Você já ouviu alguém dizer alguma dessas frases? “Para falar bem inglês tem que saber bem o português”, “Inglês é para gente jovem, eu já estou muito velho para isso”, “Algumas pessoas têm mais facilidade para aprender línguas do que outras”. Essas e outras expressões costumam aparecer com frequência sobre aprendizagem de línguas estrangeiras e podem influenciar negativamente um estudante.
Como lidar com esses fatores?
Sabemos que aprender um novo idioma pode ser, de fato, um grande desafio e que, por isso, as emoções podem estar à flor da pele. Apesar de não ser tão simples vencer o medo de aprender inglês, é muito importante buscar formas para lidar com a dificuldade e os sentimentos que possam surgir.
Para te ajudar, listamos algumas sugestões simples para enfrentar essas emoções:
- Diminua a autocrítica: é comum cometer erros em um novo aprendizado, e eles fazem parte do aprendizado;
- Os erros te ajudam a melhorar nas próximas lições;
- Liberte-se dos pensamentos negativos;
- Toda aprendizagem requer prática e tempo. Segundo o Cambridge Assessment English, leva-se cerca de 200 horas de aprendizagem guiada para se avançar de um nível a outro no inglês;
- Desfaça-se das crenças preestabelecidas, nem sempre será igual com você;
- A perseverança é a peça-chave para maior conhecimento.
Quer conferir mais conteúdos como este? Acesse o blog da Ruby Academy.