Descubra como tornar o aprendizado do inglês uma experiência divertida e educativa para as crianças
Você já ouviu aquele velho ditado “quem tem boca, vai à Roma”? Talvez, nos dias de hoje, poderíamos adaptá-lo para “quem tem inglês, vai ao mundo”.
O inglês é o idioma mais falado no mundo, com cerca de 1 bilhão e 270 milhões de falantes, de acordo com dados da Encyclopedia Britannica.
Não à toa, pais e responsáveis buscam inserir a linguagem na rotina das crianças desde os primeiros anos de vida. Aulas de inglês infantil podem começar cedo, a partir dos 3 anos, momento em que a capacidade de aprendizado é alta.
Mas, como tornar o aprendizado mais natural e divertido para as crianças? Sabemos que nem sempre é fácil manter a atenção delas na escola, mas é possível apostar em métodos criativos de ensino.
Neste conteúdo, vamos mostrar cinco métodos que podem transformar o aprendizado de inglês em um momento divertido e descontraído para as crianças. Vamos lá!
Ensinando inglês para crianças
Há uma diferença fundamental entre ensinar inglês para adultos e crianças. De acordo com a Linguistic Society of America, o aprendizado de linguagem para crianças ocorre, principalmente, por meio da interação.
Enquanto adultos e adolescentes precisam de uma estrutura mais formal de ensino, as crianças aprendem melhor quando estão imersas em um ambiente de interação e diversão.
Entre os 6 e os 10 anos, logo após a primeira infância, elas são como “esponjas” que absorvem tudo ao seu redor. Além disso, estão mais abertas às novas experiências e menos temerosas de cometer erros, em comparação aos adultos.
Portanto, é mais fácil para elas se tornarem bilíngues. Por isso, a melhor estratégia para ensinar inglês às crianças é criar um ambiente onde o idioma seja utilizado de forma natural, assim como a língua portuguesa.
Métodos para aula infantil de inglês
Agora que você já entendeu como funciona o aprendizado de inglês na infância, podemos apresentar cinco métodos de ensino para colocar em prática. Confira:
1. Inglês como parte da rotina
O principal método de ensino é incluir o inglês na rotina da criança. Assim, você tornará o aprendizado natural. Para isso, basta adotar medidas simples, como falar o nome dos alimentos e dos objetos de uso no dia a dia da casa na língua estrangeira.
Quanto mais expostos ao idioma, mais naturalmente as crianças absorvem as informações. Experimente, durante um jantar ou lanche em família, perguntar coisas como “o que você mais gosta de fazer em inglês?” e incentive uma resposta honesta e natural de seus filhos.
2. Jogos linguísticos
Os jogos linguísticos podem ser uma maneira divertida e muito útil de ensinar inglês para as crianças. Há várias opções que estimulam diferentes aspectos do idioma, como:
- Jogos de tabuleiro em que a criança precisa relacionar a palavra em inglês com a imagem. Por exemplo: nome dos animais, cores, objetos, entre outros.
- Jogos de imitação nos quais a criança lê uma palavra em inglês e precisa fazer a mímica. Por exemplo: se a palavra é elephant, a criança pode imitar o movimento de um elefante com a tromba.
3. Livros de qualidade
Sabemos que a leitura é indispensável no aprendizado de qualquer idioma, e com o inglês não é diferente. Para as crianças, o ideal é optar por livros que tenham narrativas envolventes e ilustrações chamativas.
Também sugerimos evitar obras com palavras difíceis em inglês, pois isso pode travar a compreensão e gerar frustração. Aposte em obras próprias para a faixa etária do seu filho e incentive o hábito da leitura.
4. Música, filmes, séries, desenhos e apps
Outra estratégia é apresentar músicas, filmes, séries e outros produtos da cultura pop de países que falam inglês como língua materna. Além de serem divertidos e relaxantes, os conteúdos podem ser úteis para:
- Expandir o vocabulário;
- Aprimorar a compreensão auditiva;
- Desenvolver habilidades de conversação.
5. Família reunida
Por fim, nosso último conselho é: tornar o aprendizado uma atividade em família. Envolver os pais, os irmãos e os avós nesse processo pode ser extremamente benéfico para as crianças.
Quando os membros da família demonstram interesse e apoio na atividade, as crianças podem se sentir mais incentivadas e animadas para continuar o aprendizado do curso de inglês em casa.
Conheça a Ruby Academy!
Se o seu objetivo é dominar o inglês para incentivar seus filhos e ajudá-los a serem bem sucedidos no futuro, a Ruby Academy é o lugar perfeito para você!
Faça um curso de inglês com qualidade, totalmente online, com acompanhamento individualizado, uso de materiais didáticos exclusivos e uma variedade de atividades dinâmicas.