Conheça os mitos que podem estar atrapalhando seu progresso no inglês e as verdades que vão impulsionar sua jornada de aprendizado
Você já se perguntou se é realmente necessário morar em um país nativo para aprender inglês? Ou se a gramática é o principal ponto de partida para dominar esse idioma? E quanto à ideia de que algumas pessoas simplesmente não têm aptidão para isso?
No caminho para aprender inglês, encontramos uma série de suposições e conselhos que, muitas vezes, mais confundem do que ajudam. Existem mitos e concepções erradas que podem desmotivar até as pessoas mais interessadas e dedicadas.
Para evitar essa desmotivação, precisamos entender o que é realmente válido e o que são apenas ideias ultrapassadas ou simplificações exageradas. Neste conteúdo iremos nos aprofundar nos mitos e verdades que você precisa conhecer antes de iniciar sua jornada de aprendizado.
Leia até o final para entender de uma vez por todas que aprender inglês vai muito além dessas suposições limitadas!
Aula de inglês online
Com o avanço da tecnologia, as aulas de inglês online se tornaram uma opção cada vez mais popular. Mas será que todas as modalidades são igualmente eficazes? É isso que vamos responder a seguir.
Assíncrona
Aula assíncrona é aquela que não ocorre em tempo real. Nessa modalidade, você terá acesso ao conteúdo das aulas em qualquer momento do dia. Dessa forma, é possível realizar as atividades no seu próprio ritmo.
Muitas pessoas acreditam que é impossível aprender inglês com aulas assíncronas. Mas, na verdade, essa forma de aprender oferece muitas vantagens. Veja algumas:
- Flexibilidade de horários;
- Possibilidade de revisar o material sempre que necessário;
- Personalização do ritmo de aprendizagem;
- Oferece recursos multimídia: vídeos, áudios, filmes, exercícios interativos e materiais de leitura.
Síncrona
A aula síncrona, por outro lado, ocorre em tempo real, proporcionando uma interação direta entre aluno e professor. Pode ser feita através de plataformas como Google Meet ou Zoom. Assim, os participantes podem se comunicar instantaneamente, tirar dúvidas imediatas e participar de discussões em tempo real.
Nessa modalidade, podemos garantir uma experiência de aprendizado mais dinâmica, semelhante a uma sala de aula tradicional. Mas, exige um compromisso com o horário específico dos encontros.
Veja algumas vantagens das aulas síncronas:
- Maior sensação de colaboração entre os alunos;
- Feedback instantâneo do professor;
- Acesso a recursos em tempo real;
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação oral.
Os maiores mitos sobre aprender inglês
Depois de esclarecer as diferentes modalidades do ensino de inglês a distância, é hora de falar sobre os mitos que cercam o aprendizado desse idioma. Veja a seguir seis concepções equivocadas que podem estar afetando sua jornada de aprendizado de inglês.
Tem que morar fora
Com certeza você já ouviu alguém falar que a única forma de aprender inglês é morando fora. Realmente, muitas pessoas acreditam que a imersão total em um país de língua inglesa é a única maneira de realmente dominar o idioma.
Mas, isso é um mito! Com recursos online e prática consistente, é possível alcançar fluência onde quer que você esteja.
Professores precisam ser nativos
Outro equívoco comum é que apenas professores nativos podem oferecer um ensino de qualidade em inglês. Muitas pessoas, ao ouvirem isso, se sentem travadas e não sabem nem por onde começar a procurar.
A verdade é que a competência linguística e o conhecimento pedagógico são mais importantes do que a origem do professor. Não adianta ter um americano te dando aulas, se ele não sabe o básico sobre como ensinar.
Para aprender é preciso traduzir
Alguns acreditam que viver traduzindo as palavras é a melhor forma de aprender inglês. Mas, essa abordagem pode ser limitante, seja pela falta de contexto cultural que a tradução direta pode gerar, seja pela dificuldade em internalizar os padrões gramaticais e estruturais do inglês.
Lembre-se: se você busca ser fluente em inglês, saiba que a imersão no idioma e a prática da comunicação direta são mais eficazes para a aprendizagem!
Há pessoas que não aprendem inglês
Talvez esse seja o mito mais cruel. Essa ideia é desmotivadora e infundada, afinal, todos podemos aprender inglês com a estratégia correta.
Portanto, se você já ouviu que não tinha aptidão para o idioma, saiba que quem te falou isso estava equivocado!
Inglês é só gramática
Embora a gramática seja importante, focar apenas nesse aspecto pode prejudicar o desenvolvimento das habilidades de comunicação. É claro que precisamos ter domínio da escrita, mas também é essencial saber ouvir e falar bem o idioma.
Uma abordagem equilibrada, que inclua prática comunicativa, é mais eficaz para aprender inglês.
Tradutores online substituem a necessidade de aprender inglês
Os tradutores e dicionários online de inglês são grandes aliados no processo de aprendizagem. Porém, por mais que traduzam as palavras em inglês, eles não substituem a necessidade de compreender e se comunicar no idioma.
Na verdade, essas ferramentas podem até levar ao desenvolvimento de uma falsa sensação de segurança e dependência. Os tradutores online não suprem a necessidade de um aprendizado ativo e engajado no idioma.
As grandes verdades sobre aprender inglês
Agora que você já viu alguns dos principais mitos relacionados ao aprendizado de inglês, vamos destacar seis grandes verdades. Continue a leitura!
Mesmo fluente, é preciso treinar
Fluência não é sinônimo de perfeição. Mesmo que você tenha alcançado um alto nível de proficiência, ainda assim pode se deparar com palavras difíceis em inglês. A prática constante é fundamental para manter e melhorar seu nível de inglês ao longo do tempo.
É necessário estudar todos os dias
Já ouviu dizer que consistência é a chave do sucesso? Isso é verdade se você quer aprender inglês. Inclusive, estudos mostram que aprender um pouco todos os dias é mais eficaz do que longas sessões esporádicas.
Pessoas fluentes também têm dificuldades com o idioma
Como já explicamos, ser fluente não é o fim do processo de aprendizagem. Até porque, mesmo aqueles que falam muito bem têm desafios e dificuldades em determinados aspectos do idioma. Aprender outro idioma é um processo contínuo e dinâmico!
Não existe fórmula pronta
Talvez você já tenha se deparado com anúncios assim: “aprenda inglês com meu método infalível”. Essa promessa é ilusória, pois cada indivíduo é único, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Não há uma fórmula mágica para aprender inglês.
Você precisa encontrar a abordagem que melhor se adapta às suas necessidades e estilo de aprendizado. Experimente diferentes métodos e técnicas para descobrir o que funciona melhor para você!
Pessoas mais velhas também aprendem
Muitos acreditam que é mais difícil para adultos aprenderem um novo idioma. Na verdade, estudos mostram que adultos têm vantagens únicas no processo de aprendizagem de línguas, como experiência de vida e maturidade emocional.
Nunca é tarde para começar a aprender inglês e colher os benefícios!
Sotaque não interfere na compreensão
Em boa parte das produções de Hollywood, vamos ver estrangeiros se comunicando em inglês com sotaque. E eles são compreendidos na maioria das vezes. Ter um sotaque distintivo não é um obstáculo para a comunicação eficaz em inglês. O mais importante é se fazer entender, e a prática constante pode ajudar a melhorar a pronúncia e a fluência ao longo do tempo.
Conteúdos em inglês são essenciais
Se você está no processo de aprender inglês, sugerimos que consuma conteúdos no idioma. Aposte em programas, músicas, livros, notícias e o que mais puder acessar.
Além de ser uma forma divertida e interessante de aprender, consumir conteúdo em inglês ajuda a melhorar o vocabulário, a compreensão auditiva e a familiaridade com a cultura.
Conheça a Ruby Academy!
Se você busca conquistar a fluência em inglês e se destacar em sua carreira ou vida pessoal, a Ruby Academy é a escolha ideal para você!
Com um acompanhamento individualizado, uso de materiais didáticos exclusivos e uma variedade de atividades dinâmicas, estamos aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos por meio do inglês.
Conheça a mentoria em inglês para ter aulas personalizadas e venha aprender com os melhores mentores!