Veja como praticar a conversação em inglês para conquistar fluência no idioma.
A proficiência em inglês abre muitas oportunidades de carreira para profissionais das mais diversas áreas. Por isso, o inglês corporativo vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações. O domínio do idioma é considerado uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
De todas as habilidades necessárias para se destacar no idioma, a conversação em inglês é a mais desejada pelas empresas, afinal, as reuniões, as negociações e as viagens internacionais fazem parte da rotina corporativa. Por isso, a prática também é valorizada nos cursos de língua inglesa.
Se você deseja aprimorar sua habilidade de conversação em inglês, este conteúdo pode ajudá-lo! Ao longo do texto, apresentaremos dicas valiosas para estimular a fluência no idioma. Não deixe de conferir!
Dicas para melhorar a conversação em inglês
A seguir, você confere uma série de orientações simples para aplicar no dia a dia e se destacar na conversação em inglês. Usando as técnicas que vamos compartilhar a partir de agora, é possível facilitar o aprendizado:
Ouvir muito em inglês
A primeira dica pode parecer óbvia, mas não é! Muita gente esquece da importância de ouvir conteúdos em inglês para se manter em contato com o idioma. Qual é a frequência ideal? Diariamente, se possível.
A recomendação é estimular o aprendizado através da escuta ativa de filmes, séries e músicas. A compreensão auditiva ajudará você a se familiarizar com o idioma, além de ampliar o vocabulário por meio do conhecimento de palavras novas.
Repetir o que ouve
Outra forma de aprendizado com bons resultados práticos é repetir o que você ouve em inglês. O exercício é recomendado, também, para fixar e incorporar novas palavras ao vocabulário. É uma maneira rápida, inclusive, de reforçar o repertório para conversação.
Ler em voz alta
É uma estratégia antiga de aprendizado e que realmente funciona. Leia textos ou diálogos em inglês em voz alta para ajudar na fixação e, claro, também na pronúncia.
Conhecer novas palavras
Para ampliar o vocabulário em inglês, só há um caminho: estar em contato constante com novas palavras. Consultar o dicionário ou procurar o significado de termos desconhecidos são bons exercícios para o aprendizado contínuo da língua.
Treinar com quem sabe
Não tenha vergonha de praticar a conversação. Convide um amigo proficiente em inglês ou mesmo um nativo no idioma para treinar. O importante é manter conversações frequentes para garantir o aprimoramento.
Usar aplicativos
A tecnologia também pode ser uma aliada para o aprendizado do idioma e a prática da conversação. Alguns aplicativos, incluindo opções gratuitas, são ótimas ferramentas para estudar inglês.
Gravar a conversa, repetir, regravar
Repetir diálogos sobre um determinado assunto ajudam a treinar o ouvido para melhorar a pronúncia e ganhar mais ritmo e fluência na conversação. Use essa tática: grave a conversa, repita e regrave! É um ótimo exercício!
Não se preocupe com sotaque
Cometer erros faz parte do processo de aprendizado. Por isso, num primeiro momento, o foco deve ser adquirir confiança na prática da conversação. A pronúncia incorreta de alguns termos ou a presença de sotaque podem ser corrigidos depois, não se preocupe!
Contrate um professor para treinar conversação
Ter um profissional habilitado para acompanhar a sua evolução no idioma faz toda a diferença. Por isso, para treinar conversação, um bom caminho é contratar um professor para conduzir o processo. A mentoria em inglês também é uma excelente alternativa para progredir no seu aprendizado.
Por que a conversação em inglês é fundamental?
Em algum momento, com certeza, você já ouviu alguém falar sobre a importância do inglês para a vida pessoal e profissional. Mas por que o idioma continua sendo uma skill importante nos dias de hoje? Entenda a seguir!
Melhora as oportunidades profissionais
Como falamos no início deste texto, o inglês segue como um ativo importante no mercado de trabalho. Trata-se de um diferencial na busca por melhores oportunidades de carreira, especialmente, em multinacionais e empresas dos setores de tecnologia e turismo.
Abre portas para a vida acadêmica
Para quem deseja dar continuidade à trajetória acadêmica, o inglês é pré-requisito para os cursos de mestrado e doutorado. O idioma é usado para a leitura de textos de autores internacionais, submissão de artigos em revistas científicas estrangeiras e nas seleções de bolsas de estudos no exterior. Portanto, a proficiência em inglês é quase obrigatória.
É essencial em viagens internacionais
“Quem não comunica se trumbica”, já dizia o velho guerreiro Chacrinha. E há muita verdade nisso. Em especial em viagens internacionais, quando estamos em contato com outras culturas. O fato de não falar a mesma língua dos nativos pode trazer alguns embaraços. Por isso, treinar o idioma falado no país de destino ou investir no inglês, que é uma língua global, pode evitar esse tipo de problema.
Traz benefícios para a saúde mental
Você já parou para pensar que aprender um novo idioma traz inúmeros estímulos cognitivos para a saúde do nosso cérebro? Por isso, além de todos os benefícios da prática do idioma inglês para a vida pessoal e profissional, ele pode, sim, ser benéfico para a saúde, pois é uma fórmula de estimular o foco, a concentração e a memorização.
Ajuda no entendimento de outras línguas
O inglês pode ajudar no entendimento de outras línguas. E sabe por quê? Pelas similaridades linguísticas e pela influência cultural do idioma, que “empresta” muitas palavras e expressões a outras línguas, facilitando o aprendizado.
Amplia a aquisição cultural
O inglês é amplamente falado em diversos locais do mundo, sendo a língua oficial de muitos países. Ter habilidade no idioma abre inúmeras possibilidades de comunicação com pessoas de diferentes origens culturais e étnicas, enriquecendo o repertório de qualquer pessoa.
Obstáculos para melhoria da conversação em inglês
É claro que não existe fórmula pronta para aprimorar a conversação em inglês. O que abordamos até aqui são dicas valiosas para o aprendizado. Mas você já pensou nos obstáculos que costumam travar a prática da conversação? A seguir, abordamos alguns deles, mostrando as alternativas para superá-los:
Falta de vocabulário
Quem nunca praticou inglês e não conseguiu ir adiante na conversação por falta de vocabulário? Quando as palavras não vêm, fica mais difícil manter um diálogo ativo. O importante é não desistir e procurar expandir o uso de novas palavras aos poucos. A persistência e a prática regular da língua ajudarão no processo, que deve ser contínuo e gradual.
Timidez
O medo e a timidez paralisam. No aprendizado de qualquer idioma, isso é muito comum. O importante aqui é encarar a situação e vencer de forma natural esta barreira. E vale o conselho: com muito estudo e foco, você se sentirá mais confiante para avançar.
Dificuldade de compreensão
Outra barreira muito comum àqueles que buscam praticar inglês por meio da conversação é a dificuldade de compreensão do que o interlocutor diz. O importante é não desanimar! Não tenha vergonha de pedir para a pessoa repetir o que foi falado. Uma técnica auxiliar é buscar formas de ampliar o vocabulário.
Desconhece a pronúncia
O desconhecimento da pronúncia de algum vocábulo ou o medo de pronunciar errado também podem ser barreiras para evoluir na conversação em inglês. Ouvir a pronúncia de falantes nativos, usando até mesmo recursos audiovisuais, como filmes ou músicas, é uma boa tática para treinar algumas palavras difíceis de falar em inglês.
Faça do inglês o seu diferencial!
Se você quer ampliar seus conhecimentos no idioma e sair arrasando no inglês, a hora é essa. Aprenda inglês com aulas online e professor ao vivo com a Ruby Academy!
Esta é a oportunidade que faltava para você se destacar no mercado de trabalho ou realizar aquela viagem dos sonhos para algum destino de língua inglesa. Comece hoje, comece agora!