Idioma é padrão para negócios internacionais, turismo e assuntos referentes à tecnologia

Com a globalização e o crescimento do trabalho remoto, a possibilidade de fazer negócios internacionais está cada vez mais acessível. Nesse sentido, uma equipe que fala inglês valoriza a empresa e conta com a possibilidade de novas oportunidades comerciais. 

O curso de inglês corporativo, por exemplo, pode ser fundamental para empreendedores e executivos que necessitam do idioma como ferramenta de trabalho. Já a mentoria em inglês é uma opção para aprender o idioma de maneira precisa, pois é um serviço educacional que traça metas específicas para o aprendizado e auxilia no alcance de objetivos pontuais. 

Seja como empresa, seja como prestador de serviço individual, falar outra língua pode abrir oportunidades em meio a companhias brasileiras que buscam parceiros de atuação internacional. Além disso, o leque se estende às organizações

norte-americanas e europeias, por exemplo, que queiram investir em negócios brasileiros.

O inglês é considerado idioma universal, por ser o mais falado no mundo. De acordo com a Ethnologue (2022), são quase 1,5 bilhão de falantes no mundo — sendo que mais de 50% deles não nasceram em países onde o idioma é a língua materna. Assim, ele possibilita a comunicação não somente com falantes nativos, mas também com possíveis clientes e parceiros de todo o globo. 

O inglês é o idioma-padrão para diversos setores como negócios internacionais, turismo e tecnologia. Conforme pesquisa feita pelo Internet World Stats (2019), quem fala inglês e espanhol consegue compreender uma em cada três pessoas que se conectam à internet. Portanto, a chance de estabelecer um networking robusto no mundo corporativo ao dominar outras línguas é grande. 

Uso do inglês no cotidiano corporativo

A maioria das transações globais é feita na língua universal, o que reforça a importância do inglês para o comércio exterior e para a expansão de negócios que queriam estar nesse meio. 

No cenário das oportunidades de trabalho, o idioma tem relevância significativa para profissionais que almejam trabalhar em multinacionais. Um estudo realizado pela Cambridge English Language Assessment revelou que 95% das organizações de países que não têm o inglês como língua nativa a consideram importante no momento de fechar novas contratações. 

A empresa que conta com funcionários que dominam o idioma costuma não perder oportunidades de crescimento, realiza negócios internacionais e interage com pares de diferentes países tanto virtualmente quanto em um mesmo espaço físico. 

Conforme portais especializados em carreira e atuação profissional, o inglês é uma ferramenta de trabalho que permite a condução de atividades com agilidade, segurança e flexibilidade.

O uso do idioma para comércio exterior está presente em atividades como processos de importação e exportação, logística, agenciamento de cargas, despacho aduaneiro e relacionamento com fornecedores. Além disso, reuniões, feiras, eventos, consultoria, operação, gestão e marketing internacional também integram o rol de tarefas que exigem o domínio do inglês. 

Curso de inglês pode ser oferecido dentro das empresas

Segundo levantamento de 2021 feito pela plataforma de recrutamento e seleção Gupy, o inglês passou a ser requisitado com mais frequência nos anúncios de vagas. A quantidade de oportunidades que pedem a segunda língua é 36% maior quando comparado a 2020.

Acontece que, de acordo com um levantamento realizado pela British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês. Dentro desse índice, somente 1% tem fluência total. Assim, a importância do idioma oferecido pelas empresas para seus funcionários tem mais destaque. Essa é uma forma de diminuir barreiras e otimizar tempo e recursos. 

Além disso, existem outros benefícios nas relações comerciais tanto em termos de vendas internacionais quanto em negociações com fornecedores de fora do país. 

Alguns exemplos são baratear vendas de exportação por meio do contato direto com comerciantes estrangeiros, eliminar a necessidade de contratar intermediários por falta de compreensão da língua e facilitar a negociação e o cumprimento das normas específicas de comercialização de cada país, sem entraves de idioma.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nosso site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes para oferecer a você uma melhor experiencia ao navegar.
× Como posso te ajudar?