Idioma é padrão para negócios internacionais, turismo e assuntos referentes à tecnologia
Com a globalização e o crescimento do trabalho remoto, a possibilidade de fazer negócios internacionais está cada vez mais acessível. Nesse sentido, uma equipe que fala inglês valoriza a empresa e conta com a possibilidade de novas oportunidades comerciais.
O curso de inglês corporativo, por exemplo, pode ser fundamental para empreendedores e executivos que necessitam do idioma como ferramenta de trabalho. Já a mentoria em inglês é uma opção para aprender o idioma de maneira precisa, pois é um serviço educacional que traça metas específicas para o aprendizado e auxilia no alcance de objetivos pontuais.
Seja como empresa, seja como prestador de serviço individual, falar outra língua pode abrir oportunidades em meio a companhias brasileiras que buscam parceiros de atuação internacional. Além disso, o leque se estende às organizações
norte-americanas e europeias, por exemplo, que queiram investir em negócios brasileiros.
O inglês é considerado idioma universal, por ser o mais falado no mundo. De acordo com a Ethnologue (2022), são quase 1,5 bilhão de falantes no mundo — sendo que mais de 50% deles não nasceram em países onde o idioma é a língua materna. Assim, ele possibilita a comunicação não somente com falantes nativos, mas também com possíveis clientes e parceiros de todo o globo.
O inglês é o idioma-padrão para diversos setores como negócios internacionais, turismo e tecnologia. Conforme pesquisa feita pelo Internet World Stats (2019), quem fala inglês e espanhol consegue compreender uma em cada três pessoas que se conectam à internet. Portanto, a chance de estabelecer um networking robusto no mundo corporativo ao dominar outras línguas é grande.
Uso do inglês no cotidiano corporativo
A maioria das transações globais é feita na língua universal, o que reforça a importância do inglês para o comércio exterior e para a expansão de negócios que queriam estar nesse meio.
No cenário das oportunidades de trabalho, o idioma tem relevância significativa para profissionais que almejam trabalhar em multinacionais. Um estudo realizado pela Cambridge English Language Assessment revelou que 95% das organizações de países que não têm o inglês como língua nativa a consideram importante no momento de fechar novas contratações.
A empresa que conta com funcionários que dominam o idioma costuma não perder oportunidades de crescimento, realiza negócios internacionais e interage com pares de diferentes países tanto virtualmente quanto em um mesmo espaço físico.
Conforme portais especializados em carreira e atuação profissional, o inglês é uma ferramenta de trabalho que permite a condução de atividades com agilidade, segurança e flexibilidade.
O uso do idioma para comércio exterior está presente em atividades como processos de importação e exportação, logística, agenciamento de cargas, despacho aduaneiro e relacionamento com fornecedores. Além disso, reuniões, feiras, eventos, consultoria, operação, gestão e marketing internacional também integram o rol de tarefas que exigem o domínio do inglês.
Curso de inglês pode ser oferecido dentro das empresas
Segundo levantamento de 2021 feito pela plataforma de recrutamento e seleção Gupy, o inglês passou a ser requisitado com mais frequência nos anúncios de vagas. A quantidade de oportunidades que pedem a segunda língua é 36% maior quando comparado a 2020.
Acontece que, de acordo com um levantamento realizado pela British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês. Dentro desse índice, somente 1% tem fluência total. Assim, a importância do idioma oferecido pelas empresas para seus funcionários tem mais destaque. Essa é uma forma de diminuir barreiras e otimizar tempo e recursos.
Além disso, existem outros benefícios nas relações comerciais tanto em termos de vendas internacionais quanto em negociações com fornecedores de fora do país.
Alguns exemplos são baratear vendas de exportação por meio do contato direto com comerciantes estrangeiros, eliminar a necessidade de contratar intermediários por falta de compreensão da língua e facilitar a negociação e o cumprimento das normas específicas de comercialização de cada país, sem entraves de idioma.