Conhecimento no inglês é essencial em viagens internacionais. Cursos voltados para a necessidade abordam assuntos específicos que podem ser grandes aliados
Ele aparece frequentemente em séries e filmes, está presente em muitas palavras do nosso vocabulário, ajuda a dar nome a diversos produtos e é o idioma de muitas músicas de sucesso. O inglês está em todos os lugares e é considerado uma língua universal.
Sempre que uma pessoa deseja incluir uma viagem internacional no planejamento, ela encontra uma necessidade: saber inglês. Mas será que é preciso ser fluente para conseguir fazer uma viagem para outro país com segurança, aproveitando tudo que aquele novo lugar tem a oferecer?
Nem sempre dá tempo de concluir um curso tradicional da língua inglesa e obter a tão sonhada fluência. Com o conhecimento básico ou fazendo curso de inglês para viagem, é possível se comunicar de forma assertiva em outro país.
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
Por que é preciso saber inglês para viajar?
Para muitos brasileiros, há uma solução para se virar numa viagem estrangeira, sem falar inglês: colocar tudo no tradutor, apontar o celular para o estrangeiro e esperar que ele faça o mesmo para responder.
Mas todos nós sabemos que não é bem assim que funciona. A prática não é a mais indicada e não garante que a outra pessoa vá responder sempre que você tiver uma dúvida durante a viagem, por esse motivo, realmente, a única saída é aprender a falar inglês.
Saber o básico da língua inglesa irá te ajudar a aproveitar a viagem da melhor forma possível, sendo independente, educado e sociável no novo país.
O conhecimento durante uma viagem é essencial e pode te auxiliar a explorar novos lugares sozinho, conhecer pessoas novas, saber pedir o que comer, solicitar orientações para as pessoas, se localizar nas ruas e saber o que dizer quando chegar na imigração.
Quanto de inglês é preciso saber?
O nível de inglês A2, correspondente ao pré-intermediário, pode ser o suficiente para se comunicar em um local de outro idioma. Os alunos desse nível de proficiência já sabem falar de forma básica em situações comuns da viagem, como pedir comida em um restaurante, fazer compras em uma loja e solicitar orientações na rua.
Com o conhecimento pré-intermediário, é possível se comunicar em outro país para fins básicos, pois os alunos nesse nível já possuem uma noção de palavras mais utilizadas no vocabulário da língua inglesa.
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), a carga horária de estudo para alcançar o nível A2 em um curso tradicional é de 180 a 200 horas.
Como funciona o inglês para viagem?
Os cursos voltados para as viagens trazem temáticas bastante exploradas no nível pré-intermediário do método convencional, pois oferecem orientações sobre diferentes situações cotidianas em um local estrangeiro.
Nas aulas os professores ensinam sobre vocabulários utilizados em locais como aeroportos, transportes públicos, restaurantes, hotéis e museus. Além disso, também são abordadas as formas de pedir orientações na rua e a compreensão de direções.
Todas essas noções darão ao aluno a competência de conseguir se comunicar com estrangeiros, se virar sozinho em outro país e lidar com situações em que estejam perdidos, por exemplo.
Tudo isso é feito utilizando a metodologia hands-on, em que o aluno aprende enquanto cria frases e responde questões relacionadas ao assunto. O mais interessante nos cursos voltados para esse objetivo é que a duração costuma ser menor, sendo uma excelente opção para capacitar o aluno a tempo da sua próxima viagem.
Alguns cursos apresentam uma proposta personalizada, em que os professores conversam com os alunos sobre suas principais dúvidas, temas da viagem e outras questões a fim de evitar situações embaraçosas no novo país.
Inglês para viagem você encontra na Ruby
Agora que você já sabe a importância de ter um ensino especializado em viagem, que tal conhecer nosso curso Ruby Survival English? Essa metodologia é uma proposta direcionada para as pessoas que estão pensando em viajar em breve e têm pouco conhecimento na língua inglesa.
O melhor é que, como tudo na Ruby é personalizado, as aulas são feitas de forma totalmente remota, dando a abertura para que o aluno tire suas dúvidas antes de fazer a tão sonhada viagem.
Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog e confira outras dicas de inglês!