Ao longo da minha trajetória como professora de inglês eu notei que o problema dos alunos para aquisição de uma segunda língua não reside no que acontece no ambiente de sala de aula, mas sim no que acontece entre uma aula e outra. Os alunos estão fazendo dever de casa? Se sim, ótimo, mas estão estudando de forma correta? Esse é um ponto. Se os alunos não estão estudando, então o problema é ainda maior. Ensinar para adultos que tem inúmeras demandas é ainda mais desafiador. Eu já tenho interesse nesse tema por algum tempo, e ano passado assistindo as aulas de um curso sobre criatividade foi abordado a metodologia Lean-Agile e como essa metodologia é benéfica para as empresas, e pensei, posso aplicar isso para o aprendizado de línguas!
Incentivo ao máximo os alunos a buscarem por input na língua inglesa fora das aulas também. E eles retornam dizendo, mas eu não sei, não sei que vídeo assistir, que tópico será benéfico para mim, se aquele vídeo no YouTube é de boa qualidade, ou pior, se está dentro do meu nível. Então em uma aula com uma aluna da Ruby Academy eu parei tudo que estava fazendo e comecei a montar um cronograma para ela de estudo, e pensei: não estou ensinando, estou ensinando-a a estudar, e foi a partir daí, por exemplo, que surgiram as mentorias (mas isso é papo para outro artigo). Hoje quero mostrar como o aluno ganha tração no inglês através da metodologia Agile e do método que eu criei o “Study Flow’
A ideia central da metodologia Agile é trazer mais agilidade e flexibilidade para atingir melhores resultados. Dois pontos cruciais são:
– Erros são cometidos rapidamente para que possam ser corrigidos rapidamente
– Respostas as mudanças são mais importantes do que seguir um plano
Ao ensinar os alunos como abordar seus estudos de forma eficiente usando a metodologia Agile eles são capazes de manter seu fluxo de estudos e assumirem então o comando do seu processo de aprendizagem.
Aqui temos um exemplo perfeito de Study Flow. Na ordem de prioridades, a ‘big idea’ aqui é só começar uma nova tarefa somente quando você completar a anterior:
E lembre-se:
Pare de começar, e comece a terminar!
Dessa maneira existe espaço para melhorias e identificação de trabalho colaborativo, por exemplo aluno-aluno ou aluno-professor
Você não gerencia aquilo que você não visualiza
Momento reflexão:
Geralmente as pessoas se perguntam: Como posso ser mais produtivo?
No entanto a pergunta correta deveria ser: Estou realmente sendo produtivo?
Sendo assim, qual o perfil dos alunos que aplicam a Lean-Agile Methodology?
– Eles colocam a mão na massa
– Eles estão no campo de batalha, eles falam, o tipo de aluno que levanta a mão e faz
“…o fato de metas estarem diretamente associadas com melhorias de performance é uma das mais aceitas ciências organizacionais.”
Donald Sull, professor da MIT
Ficou curioso para saber mais sobre a metodologia Lean-Agile?
Segue um artigo abaixo que explica de forma simplificada
Quer conhecer mais sobre o método ‘Study Flow’? entre em contato! Ficarei feliz de bater esse papo!
Roberta Falcão: Mãe do Natan, fundadora, gestora e professora na Ruby Academy (@rubyacademyingles), um curso de inglês com foco em Business English tendo como pilares a personalização, humanização e inclusão a comunicação assertiva da língua inglesa. Economista na última encarnação. Amo ler, educação, línguas e sonha com um mundo verdadeiramente conectado com inclusão.