Veja como algumas palavras são usadas no nosso cotidiano de forma tão natural que nem percebemos
Você já parou para pensar na quantidade de palavras da língua inglesa que usamos no dia a dia?
Shopping, notebook, delete, backup são alguns dos muitos termos que já fazem parte do nosso vocabulário, pois foram incorporadas com tanta naturalidade que, às vezes, nem percebemos.
Boa parte delas passa por um processo de “abrasileiramento”, ajustando as pronúncias para que se tornem mais próximas do português. O fenômeno exemplifica como a língua é dinâmica e está em constante evolução, absorvendo influências de outras culturas.
Neste conteúdo, listamos palavras em inglês muito usadas no cotidiano, em diferentes situações. Será que você conhece todas elas?
Vamos lá!
Por que falamos tantas palavras em inglês no dia a dia?
Frequentemente, perguntamos em qual plataforma de streaming assistir a um filme ou quando será aberta a venda de ingressos para o show de algum artista. Você percebeu que só aí já foram utilizados dois estrangeirismos de forma natural?
O estrangeirismo acontece quando adotamos palavras de outro idioma em nosso vocabulário e pode ser uma forma de mais pessoas entenderem o seu significado.
Um exemplo é que todo mundo sabe o que significa e-mail, mas muitos poderiam ficar perdidos se usássemos a expressão “correio eletrônico”.
O uso de palavras em inglês no dia a dia é um reflexo das mudanças e influências globais que vivemos. Seja por conta da tecnologia, dos negócios, da cultura pop ou pela falta de equivalentes em português, essas palavras se tornaram presentes no nosso vocabulário.
Com o aumento das interações internacionais, fruto da globalização, o inglês se consolidou como a língua universal. O idioma é o mais falado do mundo, já que não se restringe apenas aos países que falam inglês como língua materna. Muitos lugares têm o inglês como segundo idioma.
Para se ter uma noção, são mais de 1 bilhão e 270 milhões de falantes, de acordo com os números da Enciclopédia Britannica. Ao adotar palavras em inglês, facilitamos a comunicação em um mundo interconectado.
Quantas vezes assistimos filmes e séries ou ouvimos músicas em inglês? O idioma também é o mais usado do mundo em publicações de jornais e livros, nas telecomunicações internacionais, na publicação científica e no entretenimento de massa.
Agora que você já descobriu porque o inglês é tão presente no dia a dia, vamos conferir algumas das palavras mais usadas, em diferentes contextos.
Palavras em inglês que usamos no trabalho
O inglês é a língua oficial para a comunicação internacional dos negócios. Empresas multinacionais e startups o usam, com frequência, para descrever conceitos e processos que se tornaram padrão global.
Confira, a seguir, exemplos do estrangeirismo no inglês corporativo. Você já deve ter se deparado com alguns deles.
- Feedback
O termo é muito usado nas empresas. Pode ser amado por uns e motivo de ansiedade para outros. É referente ao “retorno” que o profissional recebe sobre o seu trabalho, comportamento ou atuação em algum projeto específico.
- Home office
Popularizada recentemente no Brasil, a expressão foi difundida como o modelo de trabalho em casa. No entanto, para os nativos da língua, a expressão utilizada é work from home.
- Insight
Sabe aquela ideia ou inspiração que surge de repente? Esse é o famoso insight, responsável por trazer uma nova perspectiva.
- Day off
É um benefício concedido por empresas, especialmente na data de aniversário do funcionário, e um sonho para muitos trabalhadores: um dia de folga.
- Deadline
Em ambientes corporativos, a palavra é bastante usada quando o assunto é o prazo para finalizar um projeto ou tarefa, já que se refere à data limite de entrega.
Palavras em inglês que usamos nas refeições
Palavras em inglês também estão presentes nas refeições de muitos brasileiros, aparecendo em cardápios, receitas, ou em conversas casuais sobre gastronomia.
- Milkshake
Ao pedir um “leite batido” em uma lanchonete, provavelmente, não irão entender o que você deseja. A simples troca pela palavra milkshake possibilita que qualquer atendente saiba exatamente o que você está pedindo.
- Air Fryer
A fritadeira elétrica é um dos eletrodomésticos mais queridos no momento. O aparelho utiliza ar quente para preparar alimentos sem a necessidade do uso de óleo.
- Cupcake
A palavra é usada para descrever um pequeno bolinho, assado em uma forminha de papel ou alumínio, que costuma ser na porção perfeita para uma pessoa, com uma massa fofa e uma cobertura caprichada.
- Drive-thru
Imagine que você está com fome e não quer perder tempo procurando uma vaga no estacionamento de um restaurante ou, simplesmente, deseja levar o lanche para casa. Drive-thru é um serviço super prático que permite que você faça pedidos e os retire sem sair do carro.
- Brunch
Outro termo que tem ganhado popularidade entre os brasileiros é o brunch, que mistura o chamado breakfast, que é o café da manhã em inglês, com o lunch, que significa almoço. A refeição pode incluir uma variedade de pratos, desde panquecas e waffles até quiches e saladas.
Palavras em inglês que usamos na academia
A influência do inglês também se estende ao universo da academia. Termos originados no idioma são usados para descrever equipamentos, exercícios e métodos de treino. Confira:
- Fitness
Costuma ser usado para se referir à condição física de uma pessoa, bem como ao estado de saúde e ao nível de aptidão para a realização dos treinos.
- Personal trainer
É o profissional de educação física que oferece um serviço de treinamento personalizado, adaptado às necessidades e aos objetivos específicos de cada cliente
- HIIT
Sigla para High-Intensity Interval Training, que pode ser traduzido para o português como Treinamento Intervalado de Alta Intensidade. A modalidade alterna períodos curtos de exercício intenso com intervalos para descanso ou atividade leve.
- Gym
É uma abreviação de gymnasium e se refere ao local onde você vai praticar exercícios físicos. Pode ter uma variedade de equipamentos e áreas dedicadas a diferentes tipos de treino.
- Check-in
O check-in é o procedimento de marcar presença na academia ou no centro fitness quando você chega. O processo pode variar de acordo com a estrutura e as políticas do estabelecimento.
- Rep
A abreviação de repetition (repetição) se refere ao número de vezes que você realiza um exercício específico em uma série. Por exemplo, se você faz 15 agachamentos durante uma série, são 15 reps.
Palavras em inglês que usamos na internet
A palavra internet é um exemplo clássico de estrangeirismo no nosso dia a dia. Muitos termos relacionados à tecnologia se tornaram comuns no nosso vocabulário e, para alguns deles, nem conseguimos pensar em substituições em português.
- Upload
É o ato de enviar arquivos do seu dispositivo para a internet ou um servidor. Isso pode incluir o envio de fotos para redes sociais, documentos para serviços de nuvem ou vídeos para plataformas de compartilhamento.
- Login
É a palavra usada para o processo de entrada em um sistema ou site no qual usamos um nome de usuário e senha.
- Wi-fi
A abreviação de Wireless Fidelity (Fidelidade Sem Fio) se refere à tecnologia que permite a conexão à internet sem a necessidade de cabos.
- Backup
São as cópias de dados ou arquivos realizadas para proteger informações contra perdas, danos ou falhas.
- Download
É o processo de transferir arquivos da internet para o seu dispositivo. Você pode baixar músicas, aplicativos, documentos e outros tipos de conteúdo digital.
Palavras em inglês que usamos na balada
A balada é o lugar onde o objetivo é se divertir ao máximo, aproveitando a música e a companhia dos amigos. Vários termos em inglês também se tornaram comuns no ambiente e ajudam a descrever diferentes aspectos da experiência, desde a atmosfera do local até as funções dos profissionais que garantem que a festa seja animada.
- Club
É a palavra usada para descrever um espaço destinado a festas e baladas, onde você encontra música e, frequentemente, uma pista de dança. Clubes noturnos são populares em grandes cidades.
- Drink
É o termo que você usa quando pede uma bebida para acompanhar a diversão, podendo ser alcoólica ou não.
- DJ
É a abreviação de Disc Jockey e se refere ao profissional responsável por tocar e mixar músicas, animando a pista de dança.
- Set
É um conjunto de músicas que o DJ toca durante um período específico, cuidadosamente selecionado para manter a energia e o clima da balada. Pode variar de uma hora a toda a noite, dependendo do evento.
- Bartender
É o profissional especialista em mixologia, responsável por preparar e servir bebidas em baladas, bares e restaurantes.
Melhore seu inglês com a Ruby Academy
Como você viu, são várias as expressões em inglês que usamos em diferentes contextos do dia a dia.
Se você deseja aprender outras palavras e quer dominar o inglês para o desenvolvimento pessoal ou para se destacar no trabalho, venha conhecer a Ruby Academy!
São várias as opções de cursos e materiais sobre o mundo corporativo. Veja como se preparar para a entrevista em inglês e tenha o emprego que sempre quis.